Press "Enter" to skip to content

Wilder, Álvaro, Kajuru, Calil, Zé Mário e Iso estão com Caiado

A festa de Ronaldo Caiado para a cerimônia de filiação do senador Wilder Morais foi um evento gigantesco e lotou o auditório do Castro’s Park Hotel, em Goiânia, na manhã desta quinta-feira (5/4). Evento para filiação de Wilder Morais ao DEM de Ronaldo Caiado arrebatou outras quatro lideranças políticas de Goiás. Além de Wilder, anunciaram filiação ao Democratas, os deputados estaduais Álvaro Guimarães (ex-PR), Isso Moreira (ex-PSDB), e os pré-candidatos a deputado estadual José Mário Schreiner, e o médico Zacharias Calil.

Apesar de não ter ido ao evento no Castros e ainda não ter assinado sua ficha de filiação ao DEM, o vereador Jorge Kajuru está “fechado” com Caiado e vai mesmo sair do PRP. Kajuru quer apenas a garantia de uma vaga ao Senado, mas apoio e vaga não parece ser problema para o DEM. Em relação à proposta inicial de campanha independente do vereador, ele afirma: “minha campanha será independente. Não vou subir no palanque de nenhum candidato ao governo, essa é minha condição”, afirmou Kajuru.

De acordo com Álvaro Guimarães (PR), que troca de partido pela primeira vez em mais de 45 anos de vida pública, a composição de legenda partidária foi um dos principais motivos para sua filiação ao DEM. Segundo ele, o espaço da sua região na base foi “se deteriorando” e não há outro caminho para a reeleição, se não, apoio de chapa para sua candidatura. “Não sou de trocar de lado, nem de partido. Fui filiado ao antigo Arena, que se tornou PDS, depois PFL, PL e por fim PR. Então nunca troquei de partido, apenas segui a sigla, mas a atual situação política do PR, não favorece minha reeleição”, afirmou Álvaro que passa também a ser oposição de Marconi e Zé Eliton.

O apoio à candidatura de Caiado ao governo de Goiás e a filiação ao DEM demonstra a vontade de Wilder em garantir uma vaga no Senado Federal e revela um embate duro nas urnas em outubro. Enquanto base do governo e líder do PP, Wilder contava com o apoio de pelo menos 170 prefeitos, com a mudança partidária, ainda que mantenha antigos aliados, o senador deverá perder vertiginosamente alguns apoiadores no interior do Estado.

Desde o anúncio de seu nome à chapa majoritária em Goiás, parece que Caiado não conseguiu muitos avanços na conquista de apoiadores, já que apenas os prefeitos Adib Elias (Catalão), Renato de Castro (Goianésia), Paulo do Vale (Rio Verde) e Fausto Mariano (Turvânia), todos apoiadores antigos.