Press "Enter" to skip to content

Youn Yuh-Jung: a primeira atriz sul-coreana ganhadora do Oscar

Última atualização 26/04/2021 | 12:11

Youn Yuh-Jung fez história nesta noite de domingo (25) no Oscar. A atriz de 73 anos venceu a categoria de melhor atriz coadjuvante na edição deste ano pelo filme ”Minari”. A atriz foi a primeira artista sul-coreana a vencer um Oscar. Além de levar o prêmio, Yun-Jung também ganhou a categoria de atuação na premiação Bafta, importante premiação britânica.

A estrela de ”Minari” agradeceu à Academia por ter lhe escolhido e a seus colegas do filme, incluindo o diretor americano-coreano Lee Isaac Chung.

”Tive uma longa carreira construída passo a passo. Nada “bam!” como isso aconteceu, e fico muito feliz em receber este prêmio. Em nossa área, estamos comparando filmes diferentes, então apenas tenho sorte nesta noite. E talvez alguma hospitalidade americana! É bom entender e abraçar uns aos outros porque as pessoas muitas vezes são categorizadas por sua cor de pele e gênero, e se todos vocês se juntam como um arco-íris, é muito melhor.” Afirmou a atriz em seu discurso.

Youn Yuh-Jung aproveitou para dizer que não acredita em concorrência, elogiando as colegas também indicadas ao prêmio: Maria Bakalova (”Borat: Fita de Cinema Seguinte), Glenn Close (”Era uma Vez um sonho”), Olivia Colman (”Meu pai”) e Amanda Seyfried (”Mank).

“Como posso ganhar da Glenn Close? Todas nós, indicadas, somos vencedoras por filmes e papéis diferentes. Tive mais sorte, talvez? Talvez houve hospitalidade americana pra uma atriz coreana”, falou Youn.

Youn Yuh-Jung tem 55 anos de carreira entre televisão e cinema e 9 prêmios pela carreira.

O cinema coreano vem fazendo sucesso no maior prêmio do mundo do cinema. No ano passado, ”Parasite” foi o primeiro filme sul-coreano indicado ao Oscar levando quatro estátuas em uma só noite um deles sendo ”Melhor Filme”.

Confira a lista de vencedores do Oscar.