Press "Enter" to skip to content

Zelensky quer ‘escudo aéreo’ e endurecimento de sanções contra a Rússia

Última atualização 11/10/2022 | 16:31

Durante reunião virtual com líderes do G7, nesta terça-feira, 11, o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, disse que “esforços comuns para criar um escudo aéreo para a Ucrânia” devem ser intensificados após ofensivas com mísseis de cruzeiro russos e ataques de drones.

Segundo ele, os russos teriam lançado mais de 100 mísseis contra a Ucrânia desde segunda-feira e que “a cada 10 minutos recebo uma mensagem sobre o uso do inimigo de “Shaheds [drones] iranianos”.

“A Rússia quer provocar o caos na Ucrânia e em todo o mundo democrático e, portanto, usa tudo – de ataques de mísseis à apreensão de uma usina nuclear, ameaças de um desastre de radiação, de sabotagem contra infra-estrutura na Europa a uma tentativa deliberada de destruir a Ucrânia instalações de energia”, afirmou Zelensky.

Defendendo que o presidente russo Vladimir Putin ainda tem espaço para uma maior escalada, Zelensky pediu um “escudo aéreo para a Ucrânia”, dizendo que “quando a Ucrânia receber um número suficiente de sistemas modernos e eficazes de defesa aérea, o elemento-chave do terror russo – ataques com mísseis – deixará de funcionar”.

Ele ainda agradeceu à Alemanha e aos Estados Unidos pelos sistemas que estavam sendo entregues e esperava que uma reunião dos Ministros da Defesa na Alemanha na quarta-feira discutisse a integração desses sistemas com os da Ucrânia.

Exigências de Zelensky

Zelensky também reiterou sua exigência de que a Rússia seja declarada um estado terrorista e mais sanções. “Devemos bloquear seu setor de energia com sanções, quebrar a estabilidade das receitas russas do comércio de petróleo e gás. É necessário um teto de preço rígido para as exportações de petróleo e gás da Rússia – lucro zero para o Estado terrorista”, disse ele aos líderes do G7. (com informações da CNN)