Press "Enter" to skip to content

10 alimentos que ajudam a controlar a ansiedade

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil possui o maior número de transtornos de ansiedade do mundo. Até 2019, 18,6 milhões de brasileiros têm a doença, o que representa 9,3% da população total. A ansiedade é importante para o ser humano porque é um aviso de perigo e nos prepara para enfrentá-lo. Porém, se excessivo, torna-se desagradável e pode ser acompanhado de desconforto físico, geralmente relacionado ao medo.

Confira agora 10 alimentos que diminui a ansiedade

Por: Barbara Zani

10. Castanha do Pará 

A castanha-do-pará possui alta quantidade de selênio na composição, possibilitando que você satisfaça as suas recomendações diárias do nutriente comendo apenas uma ou duas unidades ao dia. O selênio é bastante associado à manutenção do bom humor. Os baixos níveis do mineral estão diretamente relacionados ao cansaço, tristeza e ansiedade.

9. Banana 


A banana é uma fruta muito rica em potássio, além de possuir vitamina B6 e alto teor de triptofano. Todos esses nutrientes colaboram para a sensação de bem-estar, reduzindo os sintomas de ansiedade. A vitamina B6 e o triptofano estão diretamente ligados com a produção de serotonina

8. Semente de Abóbora 


A semente de abóbora apresenta potássio na composição, assim como a banana, mas é o zinco que faz ela ganhar destaque na diminuição dos sintomas de ansiedade. O mineral melhora a qualidade do sono e está envolvido com diversos processos do sistema nervoso, que podem deixar você mais relaxado e feliz.

7. Chocolate Amargo 


Por sua vez, chocolate amargo é muito rico em flavonoides, um tipo de antioxidante, que favorece a produção de serotonina, assim como a semente de abóbora. O chocolate 70% cacau, contém grande quantidade de açúcar. A dose recomendada para obter benefícios é de 45 a 100 g por semana.

6. Cúrcuma


A cúrcuma tem a capacidade de reduzir processos inflamatórios e o estresse oxidativo alterações bastante observadas em pessoas ansiosas. Um estudo publicado na revista Alternative Therapies in Health and Medicine observou um alívio nos sintomas do transtorno de ansiedade em mulheres jovens, obesas e com sobrepeso, quando a cúrcuma foi administrada.

5. Frutas Cítricas


A vitamina C, presente nas frutas cítricas, é um poderoso antioxidante que tem a capacidade de diminuir a secreção de cortisol, hormônio relacionado ao estresse e à ansiedade. As frutas laranja, o limão, o kiwi, o abacaxi e o tamarindo são alguns exemplos de alimentos desse grupo que contribuem para aumentar a sensação de bem-estar.

4. Peixes, Carnes Magras, Leites e ovos


As carnes e os peixes magros contêm um aminoácido chamado taurina. Essa substância aumenta a disponibilidade de um neurotransmissor (GABA), utilizado pelo organismo para controlar a ansiedade. Ainda relacionado às fontes animais, os leites e os derivados podem fazer bem para as pessoas ansiosas. Isso porque são ótimas fontes de triptofano, aminoácido que participa da produção de serotonina.

3. Camomila


O chá das folhas de camomila (Matricaria chamomilla L.) é bastante conhecido pelos seus efeitos calmantes para quadros de ansiedade leve. A explicação está nos flavonoides que têm propriedades capazes de controlar os sintomas da ansiedade. Vale ressaltar que o uso de camomila não impedirá novos episódios de ansiedade.

2. Iorgute


O iogurte é um alimento probiótico, ou seja, apresenta bactérias benéficas ao corpo na sua composição. O consumo desencadeia efeitos positivos na saúde do cérebro, reduzindo a inflamação crônica. Devido a isso, ele é um dos alimentos que ajudam na ansiedade e também no aumento da sensação de bem-estar e felicidade.

1. Chá Verde 


O chá-verde, de nome científico Camellia sinensis (L.) Kuntze, vem ganhando destaque pela presença de um aminoácido, chamado L-teanina, na composição. Recentemente, ficou conhecido pelos seus potenciais efeitos anti-ansiedade e calmantes. Por mas que contém cafeína, os especialistas indicam que a L-teanina pode aumentar a produção de serotonina e dopamina no corpo, atuantes no bem-estar.