Press "Enter" to skip to content

10 Alimentos que ajudam a ter mais energia

Por Murilo Mendes Felipe

 

Uma rotina cheia de atividades e compromissos pode desencadear cansaço e falta de energia. Possivelmente você já ouviu sobre hábitos saudáveis que podem otimizar e dar mais energia ao dia, como alimentação saudável, dormir bem e fazer atividades físicas.

No entanto, nem sempre sabemos o que comer para que isso ajude nosso organismo a produzir mais energia. Diante isso, separamos alguns alimentos que podem ser grandes aliados ao seu dia a dia.

 

1 – BANANA

Conheça todos os benefícios da banana!

Com opções para todos os gostos (banana-da-terra, nanica, prata, maçã e ouro), a fruta é rica em carboidratos, vitaminas A, B1, B2 e C, fibras e minerais — o alto teor de potássio, em especial, previne cãibras, fraquezas musculares e até a apatia mental.

 

2 -GUARANÁ

Comprar Guará Ação Guaraná em Pó Arte Nativa 50g | Drogaria

A fruta da região Norte costuma ser encontrada no restante do país sob a forma de pó. Poderoso estimulante natural (fonte de cafeína), o guaraná pode ser adicionado a sucos e vitaminas para manter o estado de alerta, reduzir o esgotamento físico e melhorar a disposição.

 

3 – AÇAÍ

Açaí: benefícios, características e como consumir | Liv Up

Outro fruto típico da região Norte, o açaí se popularizou pelos estados mais ao sul sob a forma de creme. Rico em carboidratos (que dão energia), antioxidantes (que retardam o envelhecimento) e gorduras insaturadas (benéficas ao coração), também se destaca por ser fonte de vitaminas C, B1 e B2.

 

4 – AVEIA INTEGRAL

Benefícios da Aveia - Da Magrinha |100% INTEGRAL - Alimentação Integral - Granolas, Cookies, Snacks e Complementos Alimentares

A aveia é um carboidrato de baixo índice glicêmico, o que significa que fornece energia sem aumentar os níveis de açúcar no sangue, bem como ajuda a gerar saciedade. Além disso, é fonte de vitaminas do Complexo B, as quais melhoram a disposição.

 

5 – IOGURTE NATURAL

17 receitas de iogurte natural caseiro que unem economia e saúde

Parceiro da aveia, o iogurte natural é uma boa fonte de proteínas e, junto ao cereal, promove a sensação de saciedade, ajuda a fortalecer o sistema imunológico e aumenta a energia.

 

6 – OLEAGINOSAS

Oleaginosas - Jackeline Taglieta Nutricionista

Nozes, amêndoas e castanhas são excelentes fontes de proteínas vegetais, gorduras insaturadas, que fazem bem ao sistema cardiovascular, e minerais, que ajudam a reduzir o estresse, melhorar a memória e aumentar a sensação de energia.

 

7 – CHOCOLATE AMARGO

Chocolate amargo: como escolher e quais são os benefícios? - UOL VivaBem

Rico em teobromina, um estimulante com ação parecida à da cafeína, melhora o humor e aumenta a energia. Já seus flavonoides fazem bem ao coração e à oxigenação do organismo, mantendo o corpo alerta e bem-disposto.

 

8 – MEL

Inclua mel em sua dieta | Veja Saúde

Esse adoçante natural é formado por dois tipos de carboidratos — frutose e glicose — altamente energéticos, os quais ajudam a combater a indisposição.

 

9 – PIPOCA

Receita de Pipoca com leite em pó - iG

Com exceção da pipoca de cinema (cheia de óleo e sal), o milho estourado em casa é saudável, com fibras que facilitam a digestão e melhoram a disposição.

 

10 – PEIXE

Peixe cozido com tomate e vinho branco - Paladar - Estadão

Opções ricas em Ômega 3, como o salmão, fazem bem à saúde cardíaca. Sabe-se que um coração saudável transporta mais oxigênio e, consequentemente, melhora a circulação, a atividade cerebral e os níveis de energia.