Press "Enter" to skip to content

10 alimentos que dão mais energia ao corpo

Última atualização 28/10/2021 | 21:10

Os cuidados com a alimentação são essenciais para o bom funcionamento do corpo. Sabemos que muitas vezes com o cansaço e a correria do dia a dia alimentos que dão energia podem ser uma mão na roda naqueles dias em que você acorda sem disposição para as diversas obrigações. Mas vale lembrar que eles devem ser selecionados com cuidado, porque alguns podem acabar fazendo o efeito contrário logo depois do up de energia inicial. Embora os estimulantes forneçam um boom de energia rápido e satisfatório a princípio, depois de um tempo seu corpo se sentirá três vezes mais cansado do que originalmente estava. Nesses casos, o ideal é consumir alimentos que dão energia sem gastá-la no processo de digestão, ou que auxiliam na produção da energia. Pensando nisso, preparamos uma lista com 10 alimentos ideias para quem está em busca de um estimulante natural e eficiente.

10. Açaí 

Lugares em Goiânia pra quem não dispensa um bom açaí

O açaí é uma fruta típica brasileira, rica em carboidratos, que fornecem a energia necessária para o bom funcionamento do nosso organismo. Além disso, é fonte de gorduras insaturadas, que auxiliam no controle da pressão arterial e do colesterol. É rico em vitaminas C, B1, e B2 e antioxidantes.

9. Oleaginosas

Benefícios das nozes para o coração e intestino | Veja mais

Algumas oleaginosas como a nozes, Castanhas-de-caju, amêndoas e avelãs possuem bastante magnésio, que tem função importante na conversão do açúcar em energia. Esses alimentos que dão energia são excelentes fontes de proteína, fibra e nutrientes.

8. Chocolate 

Bean to Bar e Tree to Bar: tendências da produção de chocolate

Não tem quem resista a um chocolate de vez em quando, não é mesmo? A boa notícia é que o doce favorito de boa parte da população contém um estimulante natural que dá mais energia e melhora o humor. O chocolate amargo ainda é fonte de flavonoides, substância que faz bem à saúde do coração. Quanto mais saudável o coração, mais oxigênio será transportado pelo corpo, ou seja, maiores níveis de energia.

7. Água de coco 

7 benefícios da água de coco e por que você deveria abusar da bebida - 17/03/2018 - UOL VivaBem

É considerada uma bebida energética natural, fonte de vitaminas e minerais importantes para o bom funcionamento do organismo. Além de melhorar a disposição, é uma ótima fonte de hidratação para o verão.

6. Ovos 

Funcionário de lanchonete encontra ovo cozido dentro da caixa devido ao calor do RJ

Esta proteína é fonte de ferro, ou seja, é capaz de fornecer disposição durante todo o dia. A vitamina B, também presente no ovo, é necessária para as funções cerebrais e produção de energia.

5. Banana 

11 benefícios da banana para a saúde (com receitas saudáveis) - Tua Saúde

A fruta é fonte de triptofano, um aminoácido precursor da serotonina. A serotonina é um neurotransmissor que tem diversas funções, como regular o sono, o humor e auxilia na prevenção de distúrbios emocionais. Além disso, é fonte também de potássio. Baixos níveis de potássio estão relacionados a sintomas como fraqueza muscular, cãibras, fadiga e apatia mental.

4. Pipoca 

Pipoca fitness | Blog da Mimis

Não, infelizmente pipoca de cinema não conta, já que essa é repleta de sal, óleo e calorias. Assim como a pipoca de micro-ondas, que possui compostos prejudiciais à saúde. Porém, a pipoca de panela feita em casa (sem muita gordura) é repleta de fibras e ajuda a diminuir o trabalho na digestão, sendo uma excelente quando você precisa de alimentos que dão energia.

3. Vegetais com folhas escuras 

11 incríveis benefícios do espinafre (e informação nutricional) - Tua Saúde

Quanto mais rico em cores um vegetal for, mais repleto de nutrientes ele é. Espinafre e acelga, por exemplo, são fontes de vitaminas A e C, cálcio, ferro, fibra e proteína. Estes nutrientes atuam em nosso organismo fornecendo energia e disposição.

2. Chá verde 

Marcio Atalla Chá Verde: a bebida oriental da longevidade - Marcio Atalla

O chá verde é fonte de cafeína, substância considerada termogênica (acelera o metabolismo, aumentando o gasto energético e a queima de gordura corporal) e que aumenta a disposição. Também auxilia na melhora do humor e bem estar, pois possui um aminoácido que quando liberado em nosso corpo aumenta a produção de dopamina e serotonina.

1. Mel 

Mel: 9 benefícios para o corpo

O mel é composto por dois carboidratos, a glicose e frutose, duas substâncias que tornam o alimento em um poderoso energético, aumentado a disposição e combatendo o cansaço. Também é fonte de vitamina C, um poderoso antioxidante e vitaminas do complexo B, que aceleram o metabolismo e desintoxicam o organismo.