Press "Enter" to skip to content

10 animais de hábitos subterrâneos

Por Lígia Saba 

Algumas espécies de animais terrestres possuem características físicas adaptadas para sobreviverem em ambientes subterrâneos. Algumas dessas espécies cavam seus próprios buracos, onde se abrigam para se defender de predadores. No meio de tanta areia e terra, encontram alimentos, proteção contra as temperaturas externas e refúgio para os filhotes. Além disso, fazem bem ao ambiente, ajudando na fertilização do solo. Confira abaixo uma lista com 10 espécies de animais adaptados para a vida subterrânea.

10. Toupeira 

As toupeiras são pequenos mamíferos adaptados a um estilo de vida subterrâneo. Eles têm corpos cilíndricos, pelagem aveludada, olhos e ouvidos muito pequenos e imperceptíveis, membros posteriores reduzidos e membros anteriores curtos e fortes com grandes patas adaptadas para cavar. Vivem na América do Norte, Europa e Ásia e se alimentam de minhocas, lesmas e larvas de insetos.

9.  Cobra-cega

É um animal fossorial, ou seja, vive praticamente só embaixo da terra, caçando comida. A cobra-cega vive na América do Sul, se alimenta de minhocas, larvas e insetos, e tem até 60 centímetros de comprimento. Apesar do nome cobra, não é uma espécie de serpente, trata-se de um anfíbio sem patas.

8. Tatu

Tatu ou armadilho é uma denominação comum a mamíferos pertencentes à ordem Cingulata e família Dasypodidae, que caracteriza-se principalmente pela armadura que cobre o corpo. Nativos do continente americano, os tatus habitam as savanas, cerrados, matas ciliares e florestas molhadas. A espécie cava buracos no solo usando as unhas fortes e afiadas, e fica dentro deles o dia todo, saindo só à noite para procurar alimentos.

7. Grilo de Jerusalém

Na terra, depositam os ovos, que permanecem ali até o nascimento dos filhotes, essa espécie vive no oeste dos Estados Unidos, costa do Pacífico e México. Ela se alimenta de vegetais e mede até 5 centímetros. Esse inseto tem as costa preta e laranja, possui mandíbulas fortes para cavar e pernas que, ao serem esfregadas, produzem um barulho parecido com o dos instrumentos de percussão.

6. Formiga

Constrói ninhos subterrâneos com galerias e salões, destinados para armazenar alimentos, além de servirem como berçário para os ovos. Ela vive no mundo todo, exceto nos polos Norte e Sul, só no Brasil são mais de 2.000 espécies! As formigas se alimentam de folhas, néctar de flores, frutos e alimentos doces. Quando novas colônias são formadas, uma ou mas rainhas migram, acompanhadas de operárias.

5. Caracol

Caracóis são os moluscos gastrópodes terrestres de concha espiralada calcária, pertencentes à subordem Stylommatophora, que também inclui as lesmas. São animais com ampla distribuição ambiental e geográfica. Embaixo da terra, ficam escondidos em locais úmidos e com pouca luz para não morrerem desidratados. Esse animal tem até 12 centímetros de comprimento, e sua concha é seu esqueleto externo que representa um terço do peso total dele.

4. Escaravelho

Também conhecido como besouro-do-esterco, esse inseto usa o subsolo como esconderijo, cavando túneis, e tem esse nome porque enrola uma bola de excremento de animais, como dos cavalos. Quando termina de fazer a bola, enterra o material num buraco para se alimentar. O escaravelho vive em todo o mundo, se alimenta de fezes e mede cerca de 4 centímetros.

3. Escorpião

Os escorpiões são outros dos animais subterrâneos que, felizmente, neste caso, não aparecem muito na superfície. Esses artrópodes parentes diretos dos aracnídeos são caracterizados por suas patas em forma de pinça e sua cauda terminando em uma ferrão, com o qual podem injetar veneno. Vivem em terrenos arenosos e rochosos e se escondem no subsolo durante o dia, para evitar serem caçados por pássaros, cobras ou lagartos.

2. Gerbo

O gerbo ou esquilo-da-mongólia é um dos roedores que entrou para o mundo dos mascotes. Aparentemente este minúsculo animal é fisicamente similar ao hamster, com quem guarda um grande parentesco. Durante o dia descansa e se protege dos perigos em tocas muito profundas cavadas no chão. Sai à noite para procurar comida, especialmente vegetais e sementes.

1. Minhoca 

As minhocas vivem nos solos de todo o mundo, e se alimenta de animais mortos e vegetação. Essa espécie tem cerca de 15 centímetros de comprimento, e seu corpo é formado por anéis, em uma extremidade fica a boca e na outra o ânus. A respiração é feita pela pele.