Press "Enter" to skip to content

10 Animais diferentes para terem como pet

Por: Estefhanny Garcia

 

Se você gosta de animais,, com certeza já deve ter pensado em ter mais pets além de cães e gatos. Aves, Répteis, pequenos roedores. Existem varias espécies que podem ser domesticadas. Confira a seguir a lista com os 10 animais exóticos que podem ser seus próximos animais de estimação.

 

10 – Sagui

O pequeno primata pode viver em cativeiro, desde que tenham espaço suficiente para brincar e se locomover. Os Saguis possuem uma cauda alongada, maiores do que o corpo, que ajudam para equilibra-los em suas escaladas e corridas pelos galhos das árvores. Mas fique atento, antes de comprar esse bichinho é preciso escolher um criador licenciado pelo IBAMA.

 

9 – Furão

O furão (Ferret) é conhecido pelo seu corpo alongado e magro, é um animal dócil, que gosta da companhia dos donos. Os furões são mais ativos à noite e passam a maior parte do dia dormindo. A gaiola onde esses animais ficam precisa ser de um tamanho apropriado para os ferret’s, com diversos brinquedos e redes para os bichinhos dormirem.

 

8 – Miniporco

Os Minisporcos viraram febre no nosso país há alguns anos, eles são dóceis e medem cerca de 40 cm além de se adaptarem bem ao convívio domestico. Os Miniporcos precisam de uma alimentação adequada com ração e passeios constantes, principalmente se o bichinho morar em um espaço menor que o costume, como por exemplo um apartamento.

 

7 – Porquinho-da-Índia

Os porquinhos-da-índia são roedores de porte pequeno, típico da América do Sul. Os Porquinhos-da-Índia possuem um temperamento tranquilo além de serem bastante sociáveis, eles são ideais para o convívio familiar. Mesmo tendo hábitos noturnos, eles gostam bastante de brincar durante o dia entre uma soneca e outra, os porquinhos-da-índia vivem em gaiolas ou pequenos cercados apropriados para os pets.

 

6 – Iguana

Em cativeiro é necessário reproduzir minimamente seu habitat, para se ter uma Iguana em casa é necessário um terraria de tamanha que comporte o animal e seu desenvolvimento, além de galhos para que o animal suba. As Iguanas podem atingir até  dois metros de comprimento quando adulta, por tanto se você pensa em ter uma de estimação é preciso ter espaço suficiente em casa, além é claro de aptidão para cuidar de um pet deste porte.

 

5 – Chinchila 

O pequeno roedor de orelhas grandes e pelo acinzentado, é um dos animais de estimação mais procurados atualmente. As chinchilas são dóceis e vivem tranquilamente na presença de crianças, a gaiola para este animal precisa ter espaço suficiente para que ela possa brincar, já que passa a maior parte do dia dentro delas. As gaiolas devem ser feitas de arame para que a chinchila não consiga roer as grades.

 

4 – Arara Canindó 

Essa espécie é bastante comum na América do Sul e Central, ela também é conhecida como arara-de-barriga-amarela ou arara-amarela. Seu tamanho pode variar, podendo medir de 75 cm à 80 cm quando adulta, em cativeiro essa espécie pode viver até 70 anos. Para se ter uma Arara Canindó em casa é preciso tem uma gaiola grande ou amplos viveiros, que permitam o animal abrir suas asas sem se machucar. Para se comprar uma dessa é necessário procurar criadores certificados pelo IBAMA.

 

3 – Tigre d’água

Esse réptil da mesma família dos jabutis e cágados, é um animal verde com listras amarelas, por isso o nome Tigre d’água. Eles vivem em lagoas ou em pequenos riachos, em casa é necessário um ambiente com água como aquários e tanques, ou até mesmo um pequeno lago além de precisar de uma área seca de fácil acesso.

 

2 – Calopsita

Natural da Austrália, essa ave de porte médio pode atingir até 30 cm quando adulta, as calopsitas tem boa convivência domestica e normalmente vivem em gaiolas, que precisam ter um tamanho necessário para comportar o animal e seus vários acessórios, e claro para conseguir abrir suas asas sem se machucar.

 

1 – Cacatua 

A cacatua é natural da Oceania, essa ave de penas brancas, crista exuberante e bico encurvado pode viver 80 anos dependendo da espécie. As cacatuas emitem sons muito altos, portanto se você tem restrição a barulho é melhor escolher outro pet. é necessário uma gaiola bem grande ou um viveiro, para que a ave abra suas asas e não se machuque, e claro, para se ter um animalzinho dessa espécie é necessário entrar em contato com criadores certificados pelo IBAMA.