Press "Enter" to skip to content

10 animais pré-históricos existentes até hoje

Por Lígia Saba 

A Terra é povoada por vários animais com características antigas, que datam de antes do surgimento do homem moderno. Por definição, essas espécies são chamadas de “pré-históricas” e a maioria delas já foram extintas, mas algumas passaram sua similaridade morfológica a animais que existem até os dias atuais e que ainda caminham pelo planeta. Pensando nisso, o Diário do Estado preparou uma lista com 10 das espécies de animais mais antigas que ainda existem atualmente e que trazem com elas traços do período pré-histórico.

10. Tubarão-cobra

O tubarão-cobra é uma espécie da família Chlamydoselachidae, que era considerada extinta, tem cerca de dois metros de comprimento e habita águas em profundidades que vão desde 600 a 11000 metros. Atualmente a espécie é considerado uma das mais antigas já encontradas viva; fósseis desta espécie com cerca de 80 milhões de anos já foram encontrados.

9. Ocapi

O ocapi é um mamífero artriodáctilo nativo do nordeste da República Democrática do Congo, na África Central. Embora o animal tenha marcas listradas semelhantes a das zebras, a espécie é mais estreitamente relacionado com a girafa. O animal surgiu cerca de 11,5 milhões de anos atrás e atualmente corre risco de ser extinto.

8. Caranguejo-ferradura

O caranguejo-ferradura, ou límulo, é normalmente encontrado no Golfo do México, mas também existe ao longo das costas dos oceanos Atlântico Norte, Índico e Pacífico e pode atingir até 51 cm. Acredita-se que tenha surgido há cerca de 400 milhões de anos e passou por pouquíssimas modificações ao longo do tempo.

7. Crocodilo 

Em termos evolutivos, os crocodilos são os parentes mais próximos dos dinossauros, e vivem nos rios das Américas, África, Ásia e Austrália, com origem há cerca de 230 milhões de anos. Seu ancestral conviveu com os dinossauros, mas os crocodilos modernos evoluíram por cerca de 84 milhões de anos, com poucas mudanças desde então; as mais notáveis são um esqueleto mais forte e também mais ágil.

6. Tartaruga

O fóssil mais antigo de uma tartaruga é de uma espécie que viveu há mais de 215 milhões de anos, encontrado na Polônia. Acredita-se que durante o período Jurássico — compreendido entre 195 a 163 milhões de anos atrás — as tartarugas passaram a não ter dentes e fundiram seu casco às costelas, dando origem aos cágados e tartarugas marinhas. As mais antigas viveram há 110 milhões de anos e eram morfologicamente semelhantes às espécies que vivem hoje.

5. Rato-da-pedra-laociano

O Rato-da-pedra-laociano é uma espécie de roedor que surgiu há mais de 11 milhões de anos e é considerado como o elo entre seu ancestral direto e os roedores modernos, como os ratos de laboratório. É uma espécie cuja descoberta é relativamente recente, pois foi observada pela primeira vez em 18 de abril de 2005, em selvas e pântanos da região Khammouan do Laos.

4. Tuatara

A tuatara é um réptil endémico da Nova Zelândia. Embora se assemelhem à maioria dos lagartos, tuataras fazem parte de uma linhagem de répteis distinta, a ordem Rhynchocephalia, sendo seu único representante vivo, tendo compartilhado um ancestral comum com outros répteis por volta de 250 milhões de anos atrás.

3. Escorpião

Conhecido também como lacrau, o escorpião é um animal invertebrado artrópode, com patas formadas por vários segmentos. Atualmente existem mais de 2 mil espécies, que podem atingir um tamanho de 10 cm a 12 cm.  As evidências científicas mais antigas mostram que escorpiões existem na Terra há pelo menos 400 milhões de anos, e algumas pesquisas apontam que foram eles os primeiros artrópodes a conquistar o ambiente terrestre.

2. Barata

As baratas são insetos caracterizados como cosmopolitas, que podem ser encontrados em qualquer lugar do planeta. Os registros mais antigos encontrados em fósseis indicam que a barata surgiu há cerca de 320 milhões de anos.

1. Dragão-de-komodo

O dragão-de-komodo, ou o crocodilo-da-terra, é a maior espécie de lagarto que existe no mundo, encontrada nas ilhas de Komodo, Rinca, Gili Motang, Flores e Sítio Alegre, na Indonésia. Pode alcançar até 40 cm de altura, 2 a 3 metros de comprimento e até 166 kg. Acredita-se que tenha se diferenciado de seu ancestral direto há cerca de 4 milhões de anos.