Press "Enter" to skip to content

10 animais que foram extintos entre 2000 e 2020

Última atualização 22/09/2021 | 20:11

Extinção é o total desaparecimento de espécies, subespécies ou grupos de espécies. O momento da extinção é geralmente considerado sendo a morte do último indivíduo da espécie. Em espécies com reprodução sexuada, extinção de uma espécie é geralmente inevitável quando há apenas um indivíduo da espécie restando, ou apenas indivíduos de um mesmo sexo. A extinção não é um evento incomum no tempo geológico, espécies são criadas pela especiação e desaparecem pela extinção. Apesar da grande diversidade biológica que existe, estima-se que cerca de 99% das espécies existentes na Terra já se tenham tornado extintas. Um dos maiores enigmas dos paleontólogos consiste em descobrir e explicar como se processaram os eventos de extinção no passado e quais foram as suas causas.

Confira agora os 10 animais que foram extintos de 2000 ate 2020

Por: Bárbara Zani

10. Leopardo Nebuloso de Formosa (2013)

O Leopardo Nebuloso de Formosa é original da ilha de Taiwan, e assim como muitas outras espécies, elas foram caçadas por causa de sua bela pele. Para os habitantes nativos da ilha, os aborígines Rukai, os leopardos eram intocáveis. Devida as populações de taiwaneses não seguiram essa mesma ideia e levaram a espécie ao seu fim.

9. Mergulhão-de-alaotra (2010)

Quando peixes carnívoros foram introduzidos no Alaotra, no início do século XX, essa ave começou a ficar sem alimento. Por causa do seu pequeno tamanho, eles eram particularmente vulneráveis à caça, e facilmente capturados em redes de pesca. Esses fatores, junto com o desmatamento que diminuiu a qualidade da água no local, levaram o mergulhão-de-alaotra à extinção.

8. Íbex-dos-pirenéus (2000)

A caça ao Íbex-dos-pirenéus fez com que seu número diminuísse seriamente, até que a espécie foi declarada extinta em 2000. Os conservacionistas culpam o governo espanhol, por não ter agido a tempo de salvar a espécie.

7. Poʻouli (2004)

Esses pássaros raros habitaram a encosta sudoeste do vulcão Haleakala, porém devido a sua perda de habitat, predadores e doenças, sua população declinou rapidamente. Em 1997, restavam apenas três Po’ouli conhecidos, e após sete anos, a espécie foi formalmente declarada como extinta.

6.  Rinoceronte-negro-ocidental (2006)

Declarado extinto em 2006, após os conservacionistas não encontrarem nenhum espécime em seu último habitat. Estima-se que existia uma população de cerca de um milhão de rinocerontes na savana africana durante o início do século XX. Porém, entre 1960 a 1995, mais de 98% desses animais foram mortos por caçadores, que vendiam seus chifres para um lucrativo comércio de remédios no Oriente.

5. Foca-monge-do-Caribe (2008)

Conhecidas como as únicas espécies de focas nativas do Caribe, a Foca-monge-do-Caribe foi descoberta por colonos europeus, durante o século 13. Elas foram caçadas por causa de sua gordura, que fornecia combustível, e também serviam como alimento para a tripulação. A Foca foi declarada extinta em junho de 2008

4. Tartaruga-das-galápagos-de-pinta (2012)

Em junho de 2012, faleceu a última Tartaruga-das-galápagos-de-pinta. A famosa tartaruga se chamava Lonesome George (George Solitário, em português), e tinha mais de 100 anos. A chegada de exploradores e caçadores de baleias às remotas ilhas do Pacífico no início do século 19 foram a causa da dizimação das tartarugas das Ilhas Galápagos.

3. Caloenas maculata (2008)

Essa espécie de pombo de plumagem verde manchada foi oficialmente listada como extinta em 2008, sendo que seu último espécime está armazenado no World Museum, em Liverpool.

2. Pieris wollastoni (2007)

Essa borboleta de grande porte era encontrada em florestas da Ilha da Madeira, em Portugal. A espécie podia atingir um tamanho de 5 a 6,5 centímetros. A possível causa de sua extinção foi o surgimento de um vírus em seu habitat, durante os anos 50, e a poluição causada por fertilizantes agrícolas.

1. Rinoceronte Branco do Norte (2018)

Porém, infelizmente sua existência já está marcada. Em 2018, o último rinoceronte branco do norte do mundo, conhecido como Sudão, acabou falecendo. O rinoceronte, que possuía 45 anos, vivia em um conservatório no Quênia, sendo vigiado por guarda armada