Press "Enter" to skip to content

10 aranhas mais venenosa do mundo

A espécie de artrópodes da categoria dos artrópodes, incluindo espécies conhecidas como aranhas ou aracnídeos. Possui distribuição natural em todos os continentes (exceto na Antártica) e ocorre em quase todos os tipos de habitats terrestres. Eles têm oito pernas, a maioria das quais são flageladas. Eles são injetados com veneno e são anatomicamente diferenciados de outros artrópodes pelo plano de seus membros. O  corpo tem dois nódulos,  cefalotórax e o abdômen. A estrutura cilíndrica é composta por pedicelos . Ao contrário dos insetos, as aranhas não têm antenas e têm um sistema nervoso desenvolvido e concentrado, que é o mais concentrado entre os artrópodes. Eles usam a seda de aranha para produzir teias de fibra que variam muito em forma e tamanho. A seda de aranha é uma estrutura de proteína que combina leveza, resistência e excelente elasticidade, o que é melhor do que os melhores materiais sintéticos em alguns aspectos.

Confira agora as 10 aranhas mais venenosas do mundo

Por: Barbara Zani

10. Katipo (Latrodectus katipo)

Essa pequenina é da família das aranhas viúvas tem veneno suficiente para matar um ser humano, apesar de haver registros de mortes confirmadas. Uma picada causa mal-estar, dor local, febre e tremores.

9. Aranha-rato-de-cabeça-vermelha (Missulena occatoria)

A aranha pode ser encontrada em toda a Austrália continental. A toxicidade de seu veneno ainda é pouco conhecida, mas o que se sabe é que pode ser bem tóxico em seres humanos.

8. Aranha-do-saco-amarelo (Cheiracanthium inclusum)

O que faz dessas aranhas perigosas é o fato delas serem comumente encontradas dentro das casas das pessoas. Seu veneno citotóxico pode causar necrose, mas isso é bastante raro.

7. Viúva-vermelha (Latrodectus bishopi)

O veneno dessa aranha, é bastante tóxico, e os sintomas da picada são semelhantes aos da viúva-negra: dor, náusea, cólicas.  A quantidade de veneno que uma aranha como essa é capaz de injetar nos humanos é pequena, de modo que bem pouco provável que alguém morra por causa disso

6. Armadeira (gênero Phoneutria)

Quando se sentem ameaçadas, em vez de fugir essas aranhas erguem as patas da frente para “armar” o ataque, Por isso são nomeadas de armadeira. Fora do Brasil, são chamadas de aranhas-errantes-brasileiras, porque não constroem teias e caçam andando no solo.

5. Aranha redback (Latrodectus hasselti)

Esta espécie de aranha, é bem parecida com a viúva-negra, pode ser encontrada em toda a Austrália e sua picada é bem perigosa. Graças ao antídoto desenvolvido em 1956 que nenhuma morte por picadas dessa aranha foi registrada na Austrália.

4. Viúva-marrom (Latrodectus geometricus)

Aranhas do gênero Latrodectussão conhecidas por morderem de forma discreta. É comum que uma pessoa picada por uma aranha desse tipo só se dê conta de que foi picada quando os primeiros sintomas de envenamento começarem a surgir.

3. Aranha-violinista (Loxosceles reclusa)

Conhecida tambem por outro nome, violinista, faz referência ao formato de seu dorso. Seu veneno é hemolítico (ou seja, age destruindo os glóbulos vermelhos do sangue). O veneno mata as células próximas da picada e pode provocar gangrena.

2. Viúva-negra (Latrodectus mactans)

Apesar de não ser uma aranha agressiva, seu veneno é neurotóxico, podendo causar paralisia motora, e 15 vezes mais forte que o veneno de uma cobra cascavel. Apesar disso, são bastante raros os casos de morte por picada de viúva-negra

1. Aranha-teia-de-funil (Atrax robustus)

Originária da Austrália, mais especificamente da capital Sydney e seus arredores. Seu nome se deve ao fato de sua teia ter uma forma parecida com um funil. Mortes humanas decorrentes de picadas de aranha são bastante raras, mas a Atrax robustus já protagonizou algumas delas na Austrália.