Press "Enter" to skip to content

10 artistas brasileiros que se destacaram no cinema

Por Lígia Saba 

Ao longo de suas carreiras vários atores e atrizes brasileiras se aventuraram nos palcos, nas novelas e até no cinema. Seja em produções nacionais ou internacionais, até mesmo Hollywoodianas, muitos artistas nacionais conquistaram grande sucesso e prestígio com atuações e personagens marcantes nos cinemas. Para relembrar alguns desses momentos preparamos uma lista com 10 nomes de atores e atrizes nacionais que mais fizeram cinema e que se destacaram nas telonas, vem conferir!

10.  Ingrid Guimarães 

A atriz, humorista, autora e apresentadora brasileira nasceu na cidade de Goiânia e é considerada a atriz brasileira mais vista nos cinemas atualmente, mais de 21 milhões de pessoas já viram seus filmes só nesta década. Se destacando por sua atuação nas comédias nacionais, Ingrid, teve seu maior reconhecimento com a sequência de filmes “De Pernas para o Ar” lançado pela primeira vez em 2010.

9. Irandhir Santos

O vilão da novela “Amor de Mãe” é figurinha carimbada nas grandes produções do cinema nacional. Já tendo vencido festivais de cinema como o de Gramado e o de Havana, o ator atuou em filmes como Tatuagem (2003), A Febre do Rato (2011) e O Som ao Redor (2012).

8. Lázaro Ramos 

O ator, apresentador, dublador, cineasta e escritor de literatura infantil brasileiro, iniciou sua carreira artística no Bando de Teatro Olodum. No cinema, Lázaro participou de famosas produções como: O Homem que Copiava, Ó Pai Ó e Madame Satã. Além de suas brilhantes atuações no cinema, Lázaro também dirigiu o filme “Medida Provisória” previsto para ser lançado este ano.

7. Leandra Leal

Além dos sucessos na televisão, a atriz, autora, diretora, produtora e cantora carioca, também possui grande destaque nas telonas. Dentre suas participações mais marcantes estão os filmes: O Lobo Atrás da Porta, O Homem que Copiava, Cazuza – O tempo não para e Bingo: o rei das manhãs.

6. Dira Paes

Apesar de sua carreira mais do que consolidada na TV a atriz, que nasceu no Pará, é uma das estrelas mais requisitadas do cinema nacional. Dentre os filmes que marcaram sua atuação estão: Divino Amor e Redemoinho, À Beira do Caminho, Ó Pai Ó, A Festa da Menina Morta e Baixio das Bestas.

5. Selton Mello

O ator, dublador, diretor e produtor brasileiro recebeu inúmeros prêmios por suas personagens em filmes e séries e por sua direção. Um dos maiores e mais reconhecidos nomes do cinema nacional, Selton Mello, esteve presenta em produções como O Palhaço, A Mulher Invisível, Meu nome não é Johnny, O Alto da Compadecida e Lisbela e o Prisioneiro.

4. Wagner Moura 

Conhecido principalmente por uma das maiores produções da história do cinema nacional, Tropa de Elite, Wagner Moura é um ator, diretor e músico brasileiro. Considerado pela crítica como um dos protagonistas do cinema brasileiro atual, o ator marcou presença em produções, nacionais e internacionais, importantes e de grande sucesso como: Narcos, Sergio, Elysium, Marighella e Praia do Futuro.

3. Sônia Braga 

A atriz, cantora, apresentadora e produtora brasileira, naturalizada estadunidense, se destaca na produções cinematográficas nacionais e internacionais, tendo sido indicada a prêmios como o Golden Globe, BAFTA, e ao Emmy. Dentre os filmes em que atuou estão: Aquarius, Bacurau, O Beijo da Mulher Aranha e A Dama da Lotação.

2. Alice Braga 

A sobrinha de Sônia Braga, também tentou se destacar na carreira internacional e se tornou uma das atrizes nacionais mas reconhecidas no exterior. A atriz brasileira marcou presença em consagradas produções como: Elysium, Eu Sou a Lenda, A cabana, Cidade de Deus e Ensaio Sobre a Cegueira

1. Rodrigo Santoro 

Depois de seu sucesso com o personagem Diogo, na novela Mulheres Apaixonadas, Rodrigo Santoro resolveu investir em sua carreira internacional. Em Hollywood o ator já participou de filmes como: 300: A Ascenção do Império, O que Esperar Quando Você Está Esperando e Simplesmente Amor. Nome bastante recorrente também no cinema nacional, o ator marcou presença em produções como: Heleno, Carandiru e Bicho de Sete Cabeças.