Press "Enter" to skip to content

10 árvores típicas do cerrado

Por Lígia Saba

O Cerrado é um bioma brasileiro, caracterizada especialmente pelo bioma savana, mas também por floresta estacional e campo. Tem em sua vegetação principalmente árvores baixas, arbustos espaçados e gramíneas. Para conhecer um pouco mais o bioma que se destaca no estado de Goiás preparamos uma lista com 10 árvores típicas do cerrado. Bora conferir!

10. Araticum (Annona coricea)

Muito encontrada nos pomares domésticos, tem o fruto comestível, podendo também dele se extrair o suco. Apesar de possuir  crescimento lento, pode ser utilizada no reflorestamento de áreas degradadas, pois além de se adaptarem com muita facilidade aos solos pobres, ainda fornecem o fruto que traz de volta a fauna local.

9. Peroba-do-cerrado (Aspidosperma tomentosum)

Suas sementes e seus frutos são utilizados no artesanato; sua madeira, em móveis e peças de decoração; da casca é produzida a cortiça e a árvore como um todo possui um grande potencial paisagístico e na recuperação de áreas degradadas. Adapta-se a qualquer tipo de solo.

8. Mama-cadela (Brosimum gaudichaudii)

Muito conhecida popularmente pela sua capacidade de combater gripes e bronquites. A espécie é de pequeno porte, pode atingir até 4 m de altura, e apresenta ramos tortuosos com folhas simples.

7. Faveiro (Dimorphandra mollis)

Sua semente é extremamente tóxica para o gado, já suas folhas são fonte de uma vitamina chamada Rutina e são muito estudadas por laboratórios nacionais e estrangeiros, pois auxiliam na manutenção de vasos capilares e na luta contra os radicais livres.

6. Folha-de-serra (Ouratea spectabilis)

Produz uma grande quantidade de sementes, sendo uma espécie que apresenta ampla dispersão no Cerrado. Está situada principalmente em áreas mais abertas, onde o suprimento de umidade em profundidade é abundante. Atualmente, tem sido utilizada no paisagismo urbano.

5. Pau-terra (Qualea grandiflora)

Muito utilizada na fabricação de forros e estruturas de móveis, possui um aspecto extremamente retorcido apresentando fácil adaptação a terrenos pobres e a estiagem

4. Barbatimão (Stryphnodendron adstringens)

Famoso popularmente por ser usado como adstringente em banhos de acento devido ao alto teor de tanino em sua casca. Uma excelente espécie para uso no paisagismo urbano.

3. Jacarandá (Jacaranda cuspidifolia)

Tem o tronco tortuoso e irregular, sem ramificações até a altura de 10 metros, de 40-80 cm de diâmetro. Dotado de uma grande copa redonda, podendo atingir de 15 m a 25 m de altura, e que anuncia quando a primavera está por vir.

2. Pau-santo (Kielmeyera Coriacea)

Planta ornamental e medicinal. Esta árvore tem galhos retorcidos, floração abundante e delicada. Dessa forma, todo o conjunto confere um aspecto muito bonito. Por isso, os ramos, flores e frutos são utilizados na confecção de arranjos florais.

1. Aroeira-pimenteira  (Schinus terebinthifolius)

Seu fruto é redondo, vermelho e em cacho, o sabor se parece com o da pimenta-do-reino, por isso, é conhecido como pimenta rosa e pode ser usado em tempero.