Press "Enter" to skip to content

10 Buracos negros mais proximo da terra

Um buraco negro é uma região do espaço com um campo gravitacional tão intenso que nem mesmo a luz  consegue escapar de dentro dele. A intensa gravidade comprime a matéria até que não haja mais espaço entre os átomos. Corpos celestes dessa natureza podem surgir em decorrência da morte de estrelas supermassivas. Os buracos negros não “sugam” tudo que está a sua volta como muitos pensam, no entanto, o seu campo gravitacional pode prender estrelas e planetas longínquos em órbitas espirais. Para que algo seja de fato “sugado” para o interior de um buraco negro, sem qualquer chance de fuga, é necessário que se estabeleça uma distância mínima ao seu centro, chamada de horizonte de eventos. A essa distância, a velocidade de escape, ou seja, a mínima velocidade para se escapar de um buraco negro, é maior que a própria velocidade da luz

Confira agora os 10 buracos negros mais perto da terra

Por: Barbara Zani

10-A0620-00, ou V616 Monocerotis

Este buraco negro a 3.500 anos-luz de distância e com 6,6 massas solares ocasionalmente libera explosões drásticas de raios-X. Sua estrela companheira é equivalente a cerca de 40% da massa do nosso Sol, e segue continuamente perdendo massa para o buraco negro.

9- Cygnus X-1

Localizado na constelação de Cisne, a 6.000 anos-luz, este buraco negro foi descoberto em 1964 e é uma das fontes de raio-X mais fortes vistas da Terra. Cygnus X-1 foi a primeira fonte de raio-X a ser aceita como um candidato a buraco negro, e está entre os objetos astronômicos mais estudados em sua classe.

8-V404 Cygni

Consiste em uma estrela e um buraco negro. Localizado a 7.800 anos-luz de distância na constelação de Cygnus.Estudiosos já sugeriram que o componente mais massivo do sistema pode ser uma estrela Q em vez de um buraco negro. Mas, em 2019, cientistas relataram uma oscilação nos jatos gigantes de partículas lançados por ele, e acredita-se que essa oscilação pode ser causada pela distorção do espaço-tempo.

7-Cygnus X-3

Uma das fontes binárias de raios-X mais fortes do céu, o Cygnus X-3 ainda não teve sua massa bem definida pelos cientistas. Por isso, ainda não está decidido se o objeto mais massivo é um buraco negro ou uma estrela de nêutrons.

6- GRO J1655-40

Este buraco negro viaja pela galáxia com sua estrela companheira uma velocidade incrivelmente alta. Está a 11.000 anos-luz de distância, ou talvez muito mais perto que isso, e tem 7 massas solares. O buraco negro gira 450 vezes por segundo, o que é rápido o suficiente para distorcer o espaço ao seu redor.

5-Sagittarius A*

Perto da fronteira das constelações de Sagitário e Escorpião. Seu nome pronuncia-se “Sagitário A Estrela” e faz parte de um objeto ainda maior, chamado “Sagittarius A”. Está localizado a 25.640 anos-luz de distância e possui mais de 4 milhões de massas solares.

4-47 Tuc X9

Os cientistas ainda estão discutindo se existe realmente um buraco negro no 47 Tucanae, que é um aglomerado globular. Localizado a 14.800 anos-luz de distância e com massa desconhecida, o suposto buraco negro orbita sua estrela companheira

3-XTE J1118+480

Localizado em algum ponto entre 5.000 a 11.000 anos-luz de distância, conta com mais de 6 massas solares, e sua estrela companheira tem apenas 20% da massa do Sol.

2-GRO J0422+32

Localizado a 7.800 anos-luz de distância, também é conhecido por ter uma estrela companheira do tipo M, na constelação Perseus, chamada V518 Per.

1- GS 2000+25

GS 2000+25, que está a 8.800 anos-luz de distância, na constelação de Vulpecula. Ele tem 7 massas solares e o buraco negro tem uma estrela companheira tardia do tipo K, com 50% da massa do Sol. A dupla orbita entre si a cada 8,26 horas.