Press "Enter" to skip to content

10 catedrais medievais

Última atualização 21/06/2021 | 22:53

Por Lígia Saba 

As catedrais, independente do lugar, possuem uma arquitetura única, geralmente grandiosas e repletas de muita história. Ao redor do mundo, existem diversas catedrais medievais, muitas construídas seguindo padrões do estilo gótico, que representam tamanha exclusividade e tradicionalismo existentes na época. Para conhecer um pouco mais sobre a arquitetura gótica da época, preparamos uma lista com 10 das principais catedrais medievais ao redor do mundo.

10. Catedral de Reims (França)

A Catedral de Notre-Dame de Reims forma, juntamente com a Catedral de Chartres, a dupla de catedrais góticas mais importantes da França. Localiza-se na cidade de Reims, na região de Champanhe, e foi construída no século XIII, em substituição a uma antiga igreja incendiada.

9. Catedral de Burgos (Espanha)

Dedicada a Virgem Maria, a Catedral de Burgos, na Espanha, sua construção se iniciou em 1221 e foi inspirada nos padrões góticos franceses, porém, também seguiu traços germânicos, sobretudo nas agulhas de pedras perfuradas e ornamentação geométrica. Tombada como Patrimônio Mundial da UNESCO, o local reflete a história e cultura da região e ainda mantém viva a cultura gótica da época.

8. Catedral de Colônia (Alemanha)

A Catedral de Colônia ou Colónia, localizada na cidade alemã de Colônia, é uma igreja católica de estilo gótico, o marco principal da cidade e seu símbolo não oficial. É a quinta igreja mais alta do mundo, alcançando seus incríveis 157,4 metros, e foi classificada como património da humanidade em 1996.

7. York Minster (Inglaterra)

A Catedral de York, na Inglaterra, é uma das maiores da Europa e se destaca pela grandiosidade de suas estruturas. É a sede do arcebispo de Iorque, o segundo mais alto cargo da Igreja Anglicana, e catedral da Diocese de Iorque.

6. Catedral de Chartres (França)

A Catedral de Chartres, também chamada de Notre-Dame de Chartres, é uma catedral católica de estilo gótico localizada na cidade de Chartres, noroeste da França. A construção da catedral foi concluída em 1220 e viu pequenas mudanças desde então. Esta conquista monumental da arquitetura de estilo gótico é mais uma herança cultural da UNESCO.

5. Santa Maria del Fiore (Itália)

Santa Maria del Fiore é a igreja principal de Florença, na Itália. A construção começou em 1296 no estilo gótico e foi finalizada em 1436 com a conclusão da cúpula. O exterior da basílica é confrontado com painéis de mármore em vários tons de verde e rosa delimitados por brancos, além de ter uma fachada que revive o estilo gótico predominantes do século XIX. Em 1971 a construção já era a quinta maior igreja da Europa.

4. Catedral de Sevilha (Espanha)

A Catedral de Sevilha, também conhecida como Catedral de Santa Maria da Sede, é a maior da Espanha, e a terceira maior do mundo, tendo sido construída entre 1401 e 1528. A imensa estrutura apresenta mais de 1.000 figuras cobertas de folhas de ouro retratando a vida de Jesus, contendo em seu interior o túmulo de Cristóvão Colombo e muitos outros artefatos muito interessantes. A catedral é uma das principais atrações turísticas da cidade e muito visitada pelos viajantes do mundo todo.

3. Basílica de São Marcos (Itália)

A Basílica de São Marcos é a mais famosa das igrejas de Veneza, Itália, e um dos melhores exemplos da arquitetura bizantina. Localizada na Praça de São Marcos, ao lado do Palácio dos Doges, a basílica é a sede da arquidiocese católica romana de Veneza desde 1807.

2. Notre Dame de Paris (França)

A Catedral de Notre-Dame de Paris é uma das mais antigas catedrais francesas em estilo gótico. Iniciada sua construção no ano de 1163, é dedicada à Virgem Maria e situa-se na Île de la Cité em Paris, rodeada pelas águas do rio Sena. As torres dramáticas da catedral, pináculo, vitrais e estatuária são impressionantes, a catedral foi o coração da Paris Medieval e levou mais de um século para ser construída.

1. Catedral de Milão (Itália)

A Catedral de Milão é uma catedral católica romana situada na praça central da cidade de Milão, na Lombardia, no norte da Itália. É a sede da Arquidiocese de Milão e uma das mais célebres e complexas edificações em estilo gótico da Europa. A construção começou em 1386 e não foi concluída até 1965, levando pouco menos de 600 anos para ficar pronta. A bela Catedral de Milão é o ícone mais famoso da cidade, uma vez que a famosa estátua “Madonnina” no topo atinge os incríveis 108 metros de altura, podendo ser apreciada de muito longe.