Press "Enter" to skip to content

10 celebrações do folclore brasileiro

Neste domingo, dia 22 de agosto, foi celebrado o Brasil o Dia do Folclore. A data, além de trazes a tona vários mistérios em torno das lendas que ouvimos desde crianças, celebra as diversas manifestações culturais e a sua importância para a população brasileira. Para comemorar a data e exaltar nossa rica cultura, preparamos uma lista com 10 festas populares e celebrações que ocorrem em todo o Brasil e que fazem parte do folclore local.

10. Festa junina 

As festas juninas realizam-se ao longo do mês de junho, mês dos santos populares – Santo Antônio, São João e São Pedro. Essa é uma festa carregada de vários tipos de tradições, desde a culinária, à típica dança da quadrilha e as brincadeiras – pescaria, correio elegante e boca do palhaço, por exemplo. Apesar de ser realizada em todas as regiões brasileiras, Campina Grande, na Paraíba, é o palco da maior festa junina do Brasil.

9. Bumba meu boi 

Bumba meu boi ou boi-bumbá é uma festa do folclore popular brasileiro, com personagens humanos e animais fantásticos. Típica das regiões norte e nordeste, a festa do Bumba meu boi inclui muita dança, desfiles e encenações teatrais da lenda, que conta como a ressurreição de um dos bois preferidos do patrão de Mãe Catirina e Pai Francisco deu origem a essa tradicional comemoração brasileira. A festa realiza-se entre os meses de junho e julho.

8. Carnaval 

O carnaval teve sua origem no Egito, com o objetivo de comemorar o sucesso nas colheitas. Após ser levado para a Europa, chegou ao Brasil, por meio dos portugueses. As festas de carnaval no Brasil são realizadas em todo o país, porém as mais tradicionais são de algumas cidades do Nordeste, como Recife, Olinda e Salvador, além dos tradicionais desfiles das Escolas de Samba que acontecem nas cidades do Rio de Janeiro e de São Paulo, durante o mês de fevereiro.

7. Folia de Reis 

Folia de Reis, Companhia de Reis, Reisado ou Festa de Santos Reis, é uma manifestação católica, cultural e festiva, classificada sobretudo no Brasil como manifestação folclórica, comemorativa da festa religiosa da Epifania do Senhor ou Teofonia, que se caracteriza por celebrar a Adoração dos Magos ao nascimento de Jesus Cristo.

6. Congada 

Sem data fixa, a Congada é uma manifestação cultura e religiosa que costuma ser celebrada em maio e outubro – por serem os meses dedicados a Nossa Senhora – ou dezembro. Celebrada em várias regiões do Brasil, essa é uma festa de origem africana que mistura os cortejos realizados em honra dos reis do Congo com a devoção aos santos que, no Brasil, foram considerados os protetores dos escravos.

5. Círio de Nazaré 

Considerada uma das maiores procissões religiosas do mundo, o Círio de Nossa Senhora de Nazaré acontece sempre no segundo domingo do mês de outubro em Belém, capital do estado do Pará. O Círio de Nazaré representa a devoção a Nossa Senhora de Nazaré, que teria se iniciado no século XVII pelo Jesuítas.

4. Festa do Divino 

Realizada no dia de Pentecostes, a origem da Festa do Divino é portuguesa. Essa festa religiosa comemora a descida do Espírito Santo 50 dias depois do domingo da Páscoa, e tem seu ponto alto numa procissão que conta com a figura de um imperador – eleito por sorteio ou escolhido pelo bispo. O imperador é responsável pela organização da festa.

3. Festa do Peão de Barretos

A Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos, conhecida em todo o mundo, é a maior festa sertaneja do Brasil. Muito tradicional da região sudeste, a Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos realiza-se em agosto e é organizada pela Fundação de “Os Independentes”.

2. Cavalhadas 

De origem portuguesa, a Cavalhada mais popular do país realiza-se no estado de Goiás, há cerca de 200 anos. Com a duração de três dias, a festa consiste em desfiles a cavalo ao som de muita música. Vestindo trajes típicos – de veludo, muito coloridos e brilhantes – os participantes encenam batalhas entre cristãos (vestidos de azul) e mouros (vestidos de vermelho). A encenação representa as batalhas ocorridas entre os séculos IX e XV durante a ocupação de Portugal e Espanha pelos mouros.

1. Lavagem do Bonfim

A Lavagem do Bonfim é uma celebração inter-religiosa que tem lugar em Salvador da Bahia, Brasil. Acontece na quinta-feira que antecede o segundo domingo após o Dia de Reis, no mês de janeiro. A partir da Igreja da Conceição da Praia, os participantes caminham 8 km até a Igreja de Nosso Senhor do Bonfim acompanhados por baianas em trajes típicos. Na Igreja de Nosso Senhor do Bonfim, as baianas lavam as escadarias utilizando os vasos de água de cheiro que carregam no percurso.