Press "Enter" to skip to content

10 cobras que não oferecem risco nenhum

Última atualização 29/04/2021 | 13:49

As cobras, são vertebrados carnívoros e dividida entre várias famílias. Possuem uma pele seca, com escamas, não possuem glândulas mucosas e são ectotérmicos, ou seja, ela fica próxima a do ambiente em que o animal se encontra. As cobras não peçonhentas são aquelas que podem até produzir veneno, mas não possuem as peçonhas que o inoculam, ou seja elas não levam a pessoa a óbito, alguns casos podem dar febre, dores de cabeça e no local da mordida.

E para você ficar por dentro de tudo, separamos as 10 cobras não peçonhentas, confira.

Por: Barbara Zani

10- Caninana (Spilotes pullatus)

Serpente não-peçonhenta com hábitos semi-arborícolas (muitas vezes pode ser encontrada em árvores). Diurna, habita matas e cerrados. Atinge até 2,5 metros de comprimento.

9-Cobra cipó (Chironius sp)

Serpente não-peçonhenta de hábitos semi-arborícolas. Seu nome vulgar vem de sua coloração, pois se camufla nas árvores, confundindo-se com o ambiente. Ovípara, habita matas e capoeiras.

8- Cobra d´água (Liophis miliaris)

Serpente não-peçonhenta de hábitos aquáticos, que habita rios e lagos. Alimenta-se principalmente de peixes e anfíbios.

7- Cobra papagaio (Corallus caninus)

Serpente arborícola não-peçonhenta, habitante da Floresta Amazônica. Assim como a jiboia e sucuri, mata suas presas por constrição. Pode alcançar dois metros de comprimento

6- Falsa coral (Oxyrhopus sp)

Serpente não-peçonhenta, de hábitos noturnos, que imita o colorido das corais verdadeiras. A cobra normalmente não atinge mais de um metro

5-Jiboia (Boa constrictor)

Serpente não-peçonhenta que mata por constrição, envolvendo o corpo das presas e as esmagando. Pode alcançar até 4 metros de comprimento.

4-Sucuri (Eunectes murinus)

Serpente não-peçonhenta de hábitos semi-aquáticos (muito encontrada em rios e lagos). É considerada a maior serpente brasileira chegando a 10 metros de comprimento.

3-Cobra Verde (Philodryas olfersii)

Serpente que, apesar de pertencer ao grupo das não peçonhentas, pode causar acidentes sérios. A cobra se torna perigosa pelo fato dela possuir dentes um de cada lado o dente chamado de inoculados. Ela possui uma saliva tóxica, por isso deve-se tomar cuidado com possíveis acidentes

2- Cobra-rateira(Malpolon monspessulanus).

Embora esta serpente mate sua presa graças à ação de um veneno, ela não é perigosa para os humanos e, portanto, não é considerada venenosa.

1-Píton reticulada (Phyton reticulatus)

Maior serpente do mundo, podendo ultrapassar os 9 metros de comprimento. Não é comum ataques a humanos, mas existem relatos.