Press "Enter" to skip to content

10 coisas que você precisa saber sobre os lobos

O lobo é uma espécie de mamífero canídeo do gênero Canis, da família dos cães e raposas. É um sobrevivente da Era do Gelo, originário do Pleistoceno Superior, cerca de 300 mil anos atrás.

Por: Bárbara Zani

10. Lobos são os maiores membros da família dos canídeos, que inclui animais como o coiote, chacal, raposa, cão selvagem e cão doméstico.

9. O normal é que apenas o macho e a fêmea alfa de reproduzam, gerando filhotes mais fortes e ajudando a limitar o número de crias para a matilha cuidar.

8. A gestação da loba dura em torno de 65 dias e os filhotes nascem cegos e surdos, além de que pesam somente um quilo.

7. Os primeiros desenhos de lobos foram encontrados em cavernas na Europa e possuem em torno de 20 mil anos.

6. Ao contrário de seus primos cães, os lobos não são recomendados como animais de guarda. O motivo: eles costumam se esconder diante de desconhecidos.

5. Lobos são animais extremamente territoriais. Eles marcam seus territórios que vão de 40 quilômetros quadrados a mais de 1.000 quilômetros quadrados com urina e fezes.

4. Lobos são animais capazes de percorrer longas distâncias, normalmente a 10 quilômetros por hora. Durante uma perseguição, podem correr a mais de 60 quilômetros por hora.

3. Lobos preferem caçar animais de grande porte. Entre um tetraz e um alce, eles optam pelo segundo. O motivo: o alce possui carne suficiente para alimentar o bando inteiro.

2. Os olhos de um filhote de lobo são normalmente azuis, mudando de cor quando ele atinge oito meses de idade.

1. O lúpus, uma doença autoimune comum entre humanos, recebeu esse nome porque dizia-se antigamente que as vermelhidões na pele eram provocados por mordidas de lobos