Press "Enter" to skip to content

10 compositores brasileiros aclamados

Hoje, dia 07 de outubro, é comemorado o Dia do Compositor Brasileiro, a data foi criada em 1948 pelo compositor Herivelto Martins como forma de homenagear e valorizar os profissionais criadores da música no país. Os compositores são as pessoas que criam músicas, seja a letra ou a sua melodia, e a data é uma homenagem aos artistas brasileiros que se imortalizaram como mestres da composição musical. Para comemorar o dia e exaltar nosso compositores, preparamos uma lista com 10 músicos, compositores e compositoras aclamados e que marcaram a história da música no Brasil.

10. Chiquinha Gonzaga (1847-1935)

Biografia de Chiquinha Gonzaga - eBiografia

Francisca Edviges Neves Gonzaga, mais conhecida como Chiquinha Gonzaga, foi uma compositora, instrumentista e maestrina brasileira. Foi a primeira pianista chorona, autora da primeira marcha carnavalesca com letra e também a primeira mulher a reger uma orquestra no Brasil.

9. Tom Jobim (1927-1994)

Tom Jobim Inglês — Rádio Senado

Maestro, cantor, compositor, pianista, violinista e arranjador, Tom era filho de diplomata, e desde cedo teve contato com a música por ter nascido em berço de uma família boêmia – sua avó, por exemplo, mandava bem no piano enquanto os tios davam conta de boas serestas. Seus primeiros passos foram na noite carioca, onde começou a se apresentar em uma série de casas noturnas. Logo foi contratado por uma gravadora para fazer alguns arranjos.

8. Heitor Villa-Lobos (1887-1959) 

Dez curiosidades sobre o gênio Heitor Villa-Lobos

Heitor Villa-Lobos foi um compositor, maestro, violoncelista, pianista e violonista brasileiro, descrito como “a figura criativa mais significativa do Século XX na música clássica brasileira”, e se tornando o compositor sul-americano mais conhecido de todos os tempos.

7. Pixinguinha (1897-1973)

Pixinguinha, um batuta carinhoso

Alfredo da Rocha Vianna Filho, conhecido como Pixinguinha, foi um maestro, flautista, saxofonista, compositor e arranjador brasileiro. Pixinguinha é considerado um dos maiores compositores da música popular brasileira. Contribuiu diretamente para que o choro encontrasse uma forma musical definitiva.

6. Ary Barroso (1903-1964)

Ary Barroso | IMMuB - O maior catálogo online da música brasileira

O compositor nascido em Minas Gerais é um dos expoentes do samba nacional. Compunha muitos sucessos interpretados por Carmem Miranda e ganhou a vida na juventude como pianista em bares e orquestras.  Aquarela do Brasil, sua composição mais famosa, é uma música reconhecida internacionalmente e símbolo do samba-exaltação, estilo inaugurado por Ary, que ressaltava as qualidades do Brasil como um país plural.

5. Cartola (1908-1980) 

A vida de Cartola

Há quem diga que o carioca Angenor de Oliveira, famoso Cartola, foi o maior sambista que o Brasil já teve. Além de compor e cantar, Cartola também era poeta e o violinista. Cresceu no Morro da Mangueira, tendo fundado, inclusive, a escola de samba Estação Primeira de Mangueira quando tinha apenas 20 anos de idade. Na década de 30 compôs para grandes cantores, como Carmem Miranda, e só mais velho é que explodiu em carreira solo, com o seu primeiro disco gravado quando tinha 66 anos de idade.

4. Dona Ivone Lara (1921-2018)

Dona Ivone Lara (1921-2018) | PERSPECTIVA ONLINE

Yvonne Lara da Costa, mais conhecida como Dona Ivone Lara, foi uma cantora e compositora brasileira. Conhecida como Rainha do Samba e Grande Dama do Samba ela foi a primeira mulher a assinar um samba-enredo e a fazer parte da ala de compositores de uma escola, a Império Serrano.

3. Vinicius de Moraes (1913-1980)

Vinicius de Moraes (1913-1980): Trajetória poética – Poesia Primata

A música popular brasileira não seria mesma sem as composições de Vinicius de Moraes, o carioca que desde criança já fazia jus ao seu apelido de poetinha. Na adolescência fez parte do coral de uma igreja católica, onde criou a suas primeiras canções. Chegou a cursar direito, tentou a carreira política, publicou um livro de poemas, foi jornalista e dramaturgo, mas foi no final da década de 50 que deslanchou como artista, compondo em parceria com Toquinho, Tom Jobim, João Gilberto, Chico Buarque, entre outros nomes.

2. Noel Rosa (1910-1937)

Noel Rosa, 110 anos. Confira a obra do genial compositor carioca - Portal  Sesc RJ

Foram mais de trezentas as composições do Poeta da Vila, Noel Rosa. Isso porque ele viveu apenas 27 anos, morrendo vítima de uma tuberculose. Apesar de ter tentado a faculdade de medicina, logo abandonou o curso pela vida boêmia no bairro da Lapa no Rio de Janeiro, onde passava noites entre bares e cabarés. É considerado o homem responsável por levar o samba, originalmente do morro e das favelas, para o asfalto, e para as rádios nacionais.

1. Luiz Gonzaga (1912-1989)

Brazilian accordion legend: Luiz Gonzaga (1912-1989) | akkordeon.online

Luiz Gonzaga do Nascimento foi um compositor e cantor brasileiro. Também conhecido como o Rei do Baião, foi considerado uma das mais completas, importantes e criativas figuras da música popular brasileira. O baião, xote e xaxado, ritmos nordestinos hoje muito populares, devem muito a Luiz Gonzaga, pernambucano que espalhou tais ritmos por todo o Brasil.