Press "Enter" to skip to content

10 curiosidade sobre o Arco-Íris

Um arco-íris é um fenômeno óptico e meteorológico que separa a luz do sol em seu espectro contínuo quando o sol brilha sobre gotículas de água suspensas no ar. É um arco multicolorido com o vermelho em seu exterior e o violeta em seu interior.

Confira as 10 curiosidade sobre este lindo fenómeno que podemos apreciar

Por: Barbara Zani

10. “Arco-íris” vem do latín arcus pluvius , quesignifica “arco chuvoso”.

9. Nos tempos gregos e romanos, acreditava-se que os arco-íris eram um caminho criado pela deusa do arco-íris, Íris, ligando-nos aos imortais.

8. O que os arcos-íris têm haver com os pavões? Os gregos usaram a palavra “iris” para se referir a qualquer círculo colorido, assim a íris do olho ou até mesmo o ponto na cauda de um pavão. Outras palavras que tomam sua sugestão da deusa do arco-íris incluem a flor da íris, o irídio químico, e a palavra “iridescent.”

7. Embora os arco-íris figuram de forma proeminente nos mitos e religiões de tantas culturas ao longo da história, ninguém tinha idéia do que eles realmente eram até o século XVII.

6. O poeta épico grego Homer acreditava que os arco-íris eram feitos de uma única cor, roxo.(Como decididamente unpoetic.)

5. O filósofo grego Xenófanes elaborou dando ao arco-íris outras duas cores, dizendo que era composto de roxo, amarelo-verde e vermelho

4. E na verdade, um arco-íris nem sequer existe “realmente”, não é um objeto, é um fenômeno óptico. É por isso que duas pessoas não vêem o mesmo arco-íris.

3. O telégrafo explica a magia como tal: “Cada gota de chuva atua como um espelho minúsculo e imperfeito. Quando o sol está bem atrás de você, sua luz passa através das gotas de chuva à sua frente, reflete atrás da superfície e salta para você. A luz é refractada ou “dobrada” ligeiramente à medida que passa do ar para a água, e novamente como ele salta de volta para o ar novamente. Os diferentes comprimentos de onda que combinam para fazer a luz do dia são “dobrados” em diferentes quantidades (42º para o vermelho Fim do espectro, uma sombra menos para o violeta.) Cada gota de chuva atua tanto como prisma (refração) e espelho (reflexão). ”

2. Arco-íris duplo ocorre quando a luz salta dentro da gota de água mais de uma vez antes de escapar, o espectro do segundo arco será invertido. Às vezes, terceiro ou quarto arco-íris pode ser visto.

1. Entre um arco-íris e o céu é mais escuro porque a luz refletida em pingos de chuva nessa parte não chega ao observador. Esta área tem um nome: uma faixa de Alexander, nomeada após Alexander de Aphrodisias que o descreveu pela primeiramente.