Press "Enter" to skip to content

10 curiosidades muito interessantes sobre os alimentos

Os humanos são animais onívoros que consome produtos de origem animais e vegetais. Em tempos pré-históricos, os humanos usavam plantas ou partes de plantas, bem como frutas e raízes como alimento, mas principalmente com a descoberta do fogo e dos instrumentos, ele se tornou um caçador-coletor e acrescentou animais aos alimentos. Com base na experiência da idade, os humanos provavelmente esperam criar uma sensação de segurança controlando o crescimento de plantas e animais disponíveis. Isso levou à agricultura, que continuamente melhora e muda a forma como os alimentos são obtidos.

Por: Barbara Zani

10. O leite de búfala é mais branco e nutritivo do que o de vaca. A verdadeira muzarela italiana é feita com esse tipo de leite.

9. No Egito antigo, o pão e a cerveja serviam para pagar salários. Um dia de trabalho valia três pães e dois vasos grandes de cerveja.

8. O maior pedido de pizza do mundo ocorreu em San Diego, Estados Unidos, em 2006. Um cliente encomendou sozinho 13.500 pizzas. Para atender o mega-pedido a pizzaria Papa John’s precisou produzir 56 pizzas por minuto e utilizar o forno de 15 pizzarias próximas.

7. A tradição do ovo de chocolate só foi possível graças ao descobrimento da América, quando os europeus conheceram o chocolate. Quem teve a idéia de produzir ovos de chocolate foram confeiteiros franceses do século XVIII.

6. O tipo de leite mais consumido no mundo não é o de vaca e, sim, o de cabra.

5. O maior consumidor mundial de macarrão instantâneo é a China, que consome 44,2 bilhões de porções por ano.

4. Existem mais de 140 mil variedades de arroz. O preferido dos brasileiros é o arroz do tipo agulhinha, que é muito solto. Os japoneses, por sua vez, preferem o gohan, um arroz mais pastoso e grudento.

3. A batata originou-se no Peru e era desconhecida dos europeus até o descobrimento da América.

2. Acredite se quiser, o segundo maior consumidor de macarrão instantâneo não é o Japão, mas a Indonésia. O Japão é o terceiro colocado. Os brasileiros ficam com o 10º lugar.

1. O pão francês não é nem um pouco popular na França. O pão preferido dos franceses é a baguete. Aliás, o nosso pãozinho francês é chamado por lá de pistolle.