Press "Enter" to skip to content

10 curiosidades sobre a chegada de Colombo à America

Desde a descoberta há mais de 50 anos de uma povoação viking em L’Anse aux Meadows, na Terra Nova do Canadá, que a maioria dos estudiosos aceita que os navegadores vikings que exploraram os mares desde o final do século VIII até ao século XII foram os primeiros europeus a chegar às Américas. Mesmo com a forte teoria defendida por inúmeros estudiosos de que os Vikings foram os primeiros europeus a chegarem ao continente americano,que já era povoado por nativos, muito ainda se fala sobre a “descoberta” da América pelos espanhóis. Pensando nisso, preparamos uma lista com 10 curiosidades sobre a chegada de Cristóvão Colombo à América.

10. Quando chegaram à América, os espanhóis estavam seguindo uma rota pelo lado Oeste da África para chegarem até Constantinopla. A ideia de uma nova rota, uma vez que o mais comum era percorrer o caminho pelo Leste, partiu do navegador italiano Cristóvão Colombo. Ele chegou a apresentar seu projeto ao rei de Portugal, D. João II, mas o monarca rejeitou. Obstinado, Colombo seguiu para a Espanha e conseguiu o financiamento necessário com os reis católicos, Fernando e Isabel.

9. Três caravelas, com um total de 120, acompanharam Colombo em sua jornada: Santa Maria, Pinta e Nina. A América foi encontrada às 2h da manhã de 12 de outubro de 1492. O primeiro homem a avistar a “nova terra” chamava-se Juan Rodríguez Bernejo, a bordo da caravela Pinta.

8. Para estimular sua tripulação, Colombo lançou um concurso em alto-mar: quem avistasse terra primeiro ganharia uma recompensa em ouro. O primeiro “Terra à vista!” foi gritado por Juan Rodríguez Bernejo, mas ele nunca ganhou seu prêmio. Cristóvão Colombo ficou com o ouro, alegando ter visto uma massa cinzenta na noite anterior.

7. Cristóvão Colombo acreditava que o lugar era uma ilha da Ásia. Aportou e batizou a terra de San Salvador. Regressou à Espanha levando provas de seu “sucesso”. Recebeu como recompensa o título de almirante e muitas terras. Morreu em 1506, convencido de que havia alcançado as Índias.

6. Colombo fez quatro viagens ao novo continente. Na primeira, teria descoberto as Bahamas; na segunda, chegou a Dominica; na terceira, Antilhas e Jamaica; e na quarta, Trinidad. Foi recebido na Espanha com todas honras depois da primeira viagem. O mesmo, porém, não ocorreu após a segunda e terceira. Na terceira, ele voltou preso em virtude de um conflito que não conseguiu controlar entre nativos e europeus.

5. Viagens posteriores à de Colombo levantaram suspeitas de que o lugar descoberto por ele consistia em um novo continente. Em 1501, o florentino Américo Vespúcio realizou uma viagem de 16 meses percorrendo a costa das novas terras. Suas medições confirmaram a hipótese, e o tal continente foi batizado de América em sua homenagem.

4. Colombo viveu seus últimos dias pobre e esquecido. Estava quase cego e sofria bastante em virtude da artrite. Suas últimas palavras foram “Na tua mão, Senhor, coloco minha alma”.

3. Nem depois de morto o descobridor parou de viajar. Da Espanha, suas cinzas foram para a Cuba, de onde partiram para a República Dominica para finalmente voltar em definitivo ao território espanhol, onde repousam na catedral de Giralda, em Sevilha.

2. A âncora da caravela Santa Maria, de Cristóvão Colombo, foi encontrada na véspera do Natal de 1941 no Haiti. O objeto está exposto no Museu Nacional do Haiti.

1. Quando Colombo retornou à Espanha, foi eleito governador da colônia de São Domingo. Seu mandato foi um fracasso. Ele e seus irmãos tomaram todos os lucros da colônia para si mesmos, deixando o local sem recursos. A atitude foi tão grave que Colombo foi preso e levado de volta à Espanha, a mando do rei e da rainha.