Press "Enter" to skip to content

10 curiosidades sobre a cidade de Boa Vista

Boa Vista é um município brasileiro e capital do estado de Roraima, Região Norte do país. Concentrando cerca de dois terços dos habitantes do estado, situa-se na margem direita do rio Branco. Sua população, de acordo com estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, era de 419 652 habitantes em 2020. A única capital no Brasil acima da Linha do Equador pertence ao estado menos populoso e tem características que a distinguem das outras cidades do país desde a sua criação. Confira abaixo uma lista com 10 fatos interessantes e curiosidades sobre a cidade de Boa Vista.

10. História 

Contrária à cultura da borracha, que predominava na região Norte, a fazenda que deu origem ao município de Boa Vista se dedicava à pecuária. Em 9 de julho de 1890, um decreto assinado pelo então governador do Amazonas, Augusto Ximênes de Villeroy, dá à vila que surgiu da fazenda o status de município. Na época, ele fazia parte do Amazonas. Boa Vista do Rio Branco era composto por um território similar ao que hoje é o estado de Roraima.

9. Monumento aos Garimpeiros

Em Boa Vista, capital de Roraima, um dos pontos turísticos é o Monumento aos Garimpeiros. O garimpo foi uma forma de ocupação e desenvolvimento econômico do estado. O monumento fica situado na Praça do Centro Cívico.

8. Casa mais antiga da cidade

Descendente do coronel Teodoro Bento Ferreira Marques Brasil, membro de uma das primeiras famílias de militares a chegar a Boa Vista, Petita Brasil é hoje dona da casa mais antiga da capital de Roraima. Construída em 1888 às margens do Rio Branco e ao lado do antigo Porto do Cimento, hoje Orla Taumanã, a casa virou Patrimônio Histórico de Boa Vista na década 1990 e mantém a estrutura, pisos e portas originais.

7.  Orla Taumanan 

A Orla Taumanan (que significa paz, uma homenagem aos índios macuxi) é outro cartão postal da cidade. Fica nas margens do Rio Branco, e por lá é possível encontrar artesanatos da cultura local, além de comidas típicas, exposições e contemplação do rio.

6. Maior Paçoca do mundo 
Boa Vista tem um registro que está no Guinness Book – o livro dos recordes o selo de ‘maior paçoca do mundo’. Em 2018, a paçoca de carne seca com farinha, teve 1.023 quilos, e foi distribuída no arraial Boa Vista Junina para 30 mil pessoas.
5. Hemisfério Norte
Boa Vista é a única capital brasileira localizada no hemisfério norte e acima da Linha do Equador. Um lugar muito visitado na cidade é a Orla Taumanan, às margens do Rio Branco. Lá, é possível encontrar muito artesanato e restaurantes de comidas típicas.
4.  População indígena
O Censo de 2010 do IBGE apontou que Boa Vista é, proporcionalmente, a capital brasileira com a maior população indígena do país. Segundo o estudo, dos 320 mil moradores da capital, 8.550 se declaram indígenas. Eles correspondem a 3% da população da cidade.
3. Cinema
Um dos pontos que mais chamam a atenção de qualquer pessoa que visita Boa Vista é o cinema que fica em uma das principais avenidas da capital, a Ene Garcez. O Cine Super K, que existe há mais de 36 anos e que há pouco tempo era o único cinema da cidade, possui uma arquitetura no mínimo inusitada que deixa os turistas curiosos. Na fachada do estabelecimento, Homem-aranha, Batman, Shrek, Super Homem, personagens de Madagascar, Meu Malvado Favorito, Toy Story e Nemo estão representados em esculturas feitas com gesso, cimento e um isopor especial.
2. Geografia 
A cidade tem o formato de radial, em que as principais avenidas levam à Praça do Centro Cívico Joaquim Nabuco,onde ficam as sedes dos poderes executivo, legislativo e judiciário estaduais.
1. Praças 
Como 75 mil metros de área urbanizada, o Complexo Praça Ayrton Senna é considerado o maior do Norte do Brasil. Seguindo um estilo de boulevard, ou seja, uma pista longa com praça ao meio, ele é formado por várias outras praças, entre elas a da Pirâmide, em uma extremidade, e a Praça das Águas na outra.