Press "Enter" to skip to content

10 curiosidades sobre a fotografia

Hoje em dia tirar uma foto é rápido, prático, fácil e pode ser feito com a ajuda de um pequeno aparelho celular, mas nem sempre foi assim! A história da fotografia começou há muitos anos atrás, em meados de 1800, e passou por diversas fases, mudanças e evoluções. Já que hoje, dia 19 de agosto, é comemorado o dia internacional da fotografia (data da apresentação pública do Daguerreótipo na Academia de Ciências da França, Paris, em 1839), o Diário do Estado preparou uma lista com 10 fatos e curiosidades que vão te ajudar a conhecer mais sobre a história da fotografia no Brasil e no mundo.

10. Primeira fotografia da história 

A primeira fotografia do mundo foi registrada em 1826, pelo francês Joseph Nicéphore Niépce. A imagem é resultado de oito horas de exposição com a vista da janela de Niépce, para a comunidade francesa Le Gras. Para obter esse resultado, o inventor posicionou uma folha de estanho coberta de betume durante oito horas seguidas na frente de uma janela. Ao final do processo, a imagem estava gravada na chapa.

9. A primeira foto tirada no Brasil 

O Paço da Cidade, no Rio de Janeiro, é o protagonista da primeira fotografia tirada no Brasil, pelo francês Louis Compte em 1840. Louis Compte, um capelão de um navio-escola francês que havia aportado no Rio de Janeiro, estava apenas de passagem pelo país e carregava consigo o seu daguerreótipo. Ao caminhar pelo Paço da Cidade, no Rio, Compte decidiu registrar a paisagem.

8. Significado de fotografia 

A palavra grega é formada a partir da junção de dois elementos: phos ou photo, que significa “luz”, egraphein, que quer dizer “marcar”, “desenhar” ou “registrar”. Fotografia é uma palavra que significa “desenhar com luz e contraste” ou simplesmente “escrever com a luz”.

7. Primeira fotografia colorida  

Depois da criação da fotografia, muitos cientistas começaram suas pesquisas para melhorá-las. O físico, filósofo e matemático escocês James Clerk Maxwell conseguiu, em 1861, produzir a primeira fotografia colorida da história, utilizando filtros de cores primárias e unindo várias imagens.

6. Alterações da imagem 

Se você acha que alterar e editar imagens é um fenômeno exclusivo do século XXI, está muito enganado! Muito antes do Photoshop, fotografias eram alteradas artesanalmente pelos mais diversos motivos. Algumas eram apenas para fins recreativos e eram basicamente brincadeiras com perspectivas ou colagens. As mais famosas, porém, são as alterações de cunho político.

5. Maior câmera fotográfica do mundo 

A maior câmera fotográfica do mundo foi construída em 1900, nos Estados Unidos. Foi batizada de Mammoth Camera (câmera mamute), inventada por George Raymond Lawrence, construída por J. A. Anderson. Na época custava 5.000 dólares, pesava 640 kg e precisava de 15 homens para mover e operá-la.

4. Primeira imagem da Terra

A primeira imagem da Terra, registrada do espaço, foi feita por uma câmera 35mm instalada no foguete V-2, em 1946. Neste mesmo ano, o astronauta Gherman Titov foi a primeira pessoa a fotografar o nosso planeta do espaço, usando uma câmera e carretéis de 300 mm.

3. A fotografia mais vista do mundo 

O registro feito pelo fotógrafo americano Charles “Chuck” O’Rear, em 1996, ganhou o mundo quando foi instalada como o papel de parede padrão dos computadores da Microsoft com Windows XP. A fotografia, chamada “Bliss”, foi tirada na autoestrada de Sonoma, na Califórnia, quando Chuck estava a caminho de uma visita a sua atual esposa.

2. Câmera digital

Steve Sasson foi quem criou a primeira câmera digital no laboratório da famosa Kodak, em 1975. Cada foto demorava cerca de 23 segundos para formar a imagem. Foi considerado algo realmente revolucionário para a época.

1. Lentes fotográficas 

As primeiras lentes fotográficas foram criadas pelo francês Charles Louis Chevalier em 1826, a pedido de Joseph Nicéphore Niépce. Outros cientistas da fotografia, como Daguerre e Talbot também aproveitaram seus conhecimentos.