Press "Enter" to skip to content

10 curiosidades sobre a franquia Matrix

A Warner Bros apresentou nesta terça-feira (24), durante o CinemaCon o título oficial do novo filme da saga Matrix, que se chamará The Matrix: Ressurrections. A revelação do nome oficial do novo filme de ação veio junto com a divulgação do primeiro trailer da nova produção, que deverá estrear em dezembro deste ano. O novo filme traz o retorno de Keanu Reeves na pele de Neo e Carrie-Ann Moss como Trinity, para matar a saudade da franquia e se preparar para o novo lançamento, o Diário do Estado preparou uma lista com 10 fatos interessantes e curiosidades sobre Matrix.

10. O filme foi inspirado em um anime/mangá

O conceito de Matrix e até mesmo as angulações e os enquadramentos utilizados em suas filmagens foram fortemente inspirados no anime (que por sua vez foi inspirado em um mangá) Ghost in The Shell.

9. Efeito bullet time

O efeito bullet time foi usado pela primeira vez no cinema em Matrix e é uma técnica de filmagem que permite captar cenas de ação específicas em 360 graus e reproduzi-las em câmera lenta.

8. A cidade sem nome do filme é Sydney

A produção filmou todo o filme – tanto no interior quanto no exterior – na Austrália, para fins fiscais, diminuindo significativamente o orçamento do filme. No entanto, todos os nomes das ruas são tirados de locais em Chicago, onde os Wachowskis cresceram.

7. Sucesso nos cinemas 

A estreia do primeiro filme em 1999 atingiu números incríveis de bilheteria e se tornou o maior sucesso da Warner Bros até hoje.

6. Família Smith

Will Smith recusou o papel de Neo para gravar “As Loucas Aventuras de James West”, enquanto sua esposa, Jada Smith, ficou com o papel de Niobe, em “Matrix Reloaded”.

5. Direção 

A Warner Brothers originalmente achava que as Wachowskis, que não tinham experiência em direção, não eram qualificadas para dirigir Matrix. Para provar seu valor, as Wachowskis escreveram e dirigiram o thriller policial Bound, que ganhou um sucesso modesto, e, por isso, a Warner topou passar a direção do filme para elas.

4. Projeto antigo 

O roteiro de Matrix ficou guardado por muitos anos em uma gaveta enquanto as mentes do estúdio decidiam se seus conteúdos e conceitos eram adequados para a produção de um filme.

3. Orçamento 

As Wachowskis, diretores do filme, pediram 80 milhões de dólares para a Warner para a produção de “Matrix”. A empresa se recusou e disponibilizou apenas 10 milhões. As irmãs resolveram gastar todo o dinheiro nos primeiros dez minutos de filme. Quando mostraram o resultado para os executivos, eles ficaram tão impressionados que concordaram com o orçamento pedido anteriormente.

2. Filme codificado em cores

Todas as cenas que acontecem dentro do mundo de computadores da Matrix receberam um tom verde, enquanto todas as cenas que ocorrem no mundo real têm um tom azul. Na verdade, a única vez em que a cor verde aparece nas cenas do cenário real é no código Matrix na tela do computador da nave.

1. Treinamento 

Os atores principais tiveram que passar por um treinamento físico seis meses antes, para dominarem a técnica das artes marciais e se moverem de forma acrobática.