Press "Enter" to skip to content

10 curiosidades sobre a gravidade

Por Lígia Saba 

A gravidade é uma das quatro forças fundamentais da natureza, em conjunto com o eletromagnetismo, a força nuclear fraca e a força nuclear forte. Em 1666, Newton foi o primeiro a perceber a lei fundamental que seria básica para a compreensão de vários fenômenos, antes inexplicáveis, que ocorrem no universo. A força gravitacional  é responsável por definir o peso dos objetos e fazer com que eles caiam no chão após serem soltos, levando em consideração sua fundamental importância preparamos uma lista com 10 fatos e curiosidades que você provavelmente ainda não sabe sobre a gravidade.

10. Antes de Copérnico e Galileu apresentarem suas teorias referentes a gravidade, o consenso era o de que a Terra era o centro do Universo, e que por conta disso os objetos que caíam eram atraídos em direção ao solo.

9.  Na ausência de gravidade, os músculos e ossos atrofiam e do mesmo modo perdem massa óssea, segundo a NASA, os astronautas podem perder até um por cento da sua massa óssea por mês no espaço.

8. Seu peso pode mudar de acordo com a gravidade! Na Terra, dificilmente a oscilação gravitacional será suficiente para causar uma diferença real, no entanto, em Plutão, mesmo saindo da categoria de planeta, a gravidade é tão baixa que uma pessoa de 68 kg pesaria cerca de 4,5 kg por lá. Já em Júpiter, com uma gravidade duas vezes e meia maior que a da Terra, a mesma pessoa teria 160,5 kg.

7. Na década de 60, cientistas descobriram que em algumas partes do Canadá, mais precisamente, em determinadas áreas da Baía de Hudson, no nordeste do país, a força gravitacional é menos intensa, e ninguém sabe exatamente o que causa esse curioso fenômeno.

6. A gravidade pode ser muito consistente na Terra, mas a nossa percepção sobre ela não é. De acordo com uma pesquisa publicada em abril de 2011 na revista PLoS ONE, as pessoas são melhores em julgar como os objetos caem quando elas estão sentadas na vertical em vez de deitadas de lado. A

5. A gravidade foi descrita pela primeira vez por Arabhyata, da Índia antiga, como uma “força atrativa” que mantém os objetos na Terra enquanto ela gira.

4. Em Titã, uma das luas de Saturno, a atmosfera é tão densa e a gravidade é tão baixa que um humano seria capaz de voar como um pássaro se tivesse asas falsas presas em seus braços.

3. Um estudo de 2007, publicado na revista Proceedings, da Academia Nacional de Ciências, descobriu que a salmonela — a bactéria que comumente causa intoxicação alimentar — torna-se três vezes mais agressiva em microgravidade. Entre outras conclusões, a pesquisa mostrou que ratos alimentados com a salmonela sem gravidade ficaram doentes mais rapidamente.

2. Com relação ao termo que mencionamos no item anterior, “microgravidade”, a verdade é que a “gravidade zero” não existe, uma vez que todo e qualquer corpo se encontra sob a influência gravitacional de outro. No caso dos astronautas da Estação Espacial Internacional, eles se encontram em um constante estado de queda livre e, por isso, parecem estar flutuando.

1. A gravidade é a força que atrai planetas, corpos e elementos uns para os outros.