Press "Enter" to skip to content

10 curiosidades sobre a Mata Atlântica

Por Lígia Saba 

A Mata Atlântica é um bioma de floresta tropical que abrange a costa leste, sudeste e sul do Brasil, leste do Paraguai e a província de Misiones, na Argentina. A região é ocupada por seres humanos há mais de 10.000 anos e a partir da colonização europeia, principalmente, no século XX, a Mata Atlântica passou por intenso desmatamento, restando menos de 20% de sua cobertura vegetal original. Para saber um pouco mais sobre um dos biomas florestais mais importantes do mundo preparamos umas lista com 10 curiosidades e fatos sobre a Mata Atlântica.

10. A Mata Atlântica já cobriu cerca de 12% do território nacional. Hoje, restam apenas cerca de 7% da cobertura original da Mata.

9. Parte da Mata Atlântica foi reconhecida pela Unesco como Reserva da Biosfera no começo da década de 90. A Reserva estende-se por cerca de 5 mil quilômetros ao longo da costa brasileira, com área total de 290 mil quilômetros quadrados.

8. A exuberância, a imponência e a riqueza da Mata Atlântica marcaram profundamente a imaginação dos europeus e contribuíram para criar uma imagem de terra paradisíaca, onde os recursos naturais pareciam inesgotáveis.

7. No século 16, quando os portugueses chegaram ao Brasil, encontraram algo que não havia na Europa: uma imensa mata com espécies diferentes de plantas e animais. Era a impressionante Mata Atlântica, que logo começou a ser explorada por nossos colonizadores para a retirada, por exemplo, do pau-brasil. O tronco dessa árvore produz uma tinta vermelha usada para tingir tecidos.

6. Apesar do desmatamento, a Mata Atlântica segue presente, mesmo que em pequena quantidade, em: Alagoas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Sergipe.

5. Apesar de novas espécies vegetais e animais serem descobertas com frequência, acredita-se que a Mata Atlântica tenha cerca de 20 mil espécies vegetais (cerca de 35% das existentes no Brasil), incluindo algumas que só ocorrem ali ou estão ameaçadas de extinção.

4. Os animais não ficam para trás na diversidade: são 849 espécies de aves, 370 de anfíbios, 200 de répteis, 270 de mamíferos e cerca de 350 espécies de peixes. Entre os animais em risco de extinção estão o mico-leão-dourado e o tamanduá-bandeira.

3. A Mata Atlântica abriga 7 das 9 bacias hidrográficas do país. Elas são alimentadas pelos rios Paraná, Tietê, São Francisco, Doce, Paraíba do Sul, Paranapanema e Ribeira de Iguape.

2. O primeiro parque nacional brasileiro foi criado em uma área de Mata Atlântica, em 1937. É o Parque Nacional do Itatiaia, que fica entre os estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais.

1. Muitos povos indígenas ainda habitam a região da Mata Atlântica, como Kaingang, Terena, Potiguara, Kadiweu, Pataxó, Krenak, Guarani, Caiová e Tupiniquim.