Press "Enter" to skip to content

10 curiosidades sobre a pizza

O Doodle interativo do Google de hoje, 06 de dezembro, celebra um dos pratos mais populares do mundo: a pizza! Isso porque, neste mesmo dia em 2007, a arte culinária do napolitano “Pizzaiuolo” foi inscrita na Lista Representativa do Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade da UNESCO. Pizza é uma preparação culinária que consiste em um disco de massa fermentada de farinha de trigo, coberto com molho de tomate e com ingredientes variados que normalmente incluem algum tipo de queijo, carnes preparadas ou defumadas e ervas, como orégano ou manjericão, tudo assado em forno. Considerado como um dos pratos mais consumidos em várias partes do mundo, aproveitamos a data para preparar uma lista com 10 curiosidades e fatos interessantes para quem quer conhecer um pouco mais sobre a história da pizza.

10.  A origem da pizza é questionável. Há quem diga que 6 a.C os soldados assavam um pão achatado em seus escudos, o que pode ter dado origem a pizza, mas a forma que comemos hoje com molho de tomate, muçarela e outros recheios surgiu em Nápoles, na Itália por volta do ano 1.520. É justamente lá que está a pizzaria mais antiga do mundo, chamada Antica Pizzeria Port’Alba, fundada em 1830, o local funciona até hoje.

9. A pizza de margherita foi criada pelo pizzaiolo Raffaele Esposito no final do século XIX. A história conta que o Raffaele teve que criar três versões originais de sabores de pizzas para a rainha Margherita e o rei Umberto I. Uma delas foi inspirada nas cores da bandeira italiana (verde, branca e vermelha), a margherita. O verde ficou representado pelo manjericão, o branco pelo queijo e o vermelho, pelo tomate.

8. De acordo com a Associação das Pizzarias Unidas de São Paulo, 1 milhão é o número aproximado de pizzas produzidas e consumidas no país por dia. Já o valor investido pelos brasileiros chega na casa dos 22 bilhões.

7. A massa da pizza é uma combinação perfeita com o molho, porém antes do século XVI era difícil encontrar tomate na Europa. Depois da popularização do ingrediente, o molho acabou sendo adicionado nas focassias, um tipo de pão Italiano.

6. Quem vê a pizza sendo amplamente consumida em todo o mundo, nem imagina que antigamente ela era um alimento consumido por plebeus. Por esse motivo, a nobreza não dava a devida importância para o prato. Somente com o Raffaele Esposito, a pizza ganhou o reconhecimento e o paladar dos nobres.

5. A maior pizza redonda do mundo foi feita em Roma, na Itália, de acordo com o Guinness Book. A pizza tinha mais de 8.900 kg de farinha e 4.500 kg de molho de tomate, pesava mais de 23 toneladas e levou 48h para ser assada por completo. A iguaria rendeu mais de 5.000 pedaços e recebeu o nome de Ottavia, em homenagem ao primeiro imperador romano Octavian Augustus.

4. O termo “pizza” apareceu pela primeira vez em um texto latino na cidade de Gaeta em 997 AC. O texto conta que uma determinada pessoa devia a outra “duodecim pizze” ou traduzindo, doze pizzas.

3. Segundo pesquisa realizada pela ECD Food Service, no ranking dos países que mais comem pizza os EUA ficam em primeiro lugar, pois 95% dos norte americanos comem pizza regularmente. O segundo lugar fica conosco, os brasileiros, que consomem cerca de 1,7 milhões de pizzas por ano. E para fechar o top 3 temos os franceses, estipulam que um francês come em média 5 quilos de pizza por ano. O ranking segue com a Itália em quarto e Austrália em quinto.

2. Em 2009, foi feito um decreto pela União Europeia que reconheceu Nápoles como o berço da pizza moderna. A batalha durou mais de quatro séculos! A pizza napolitana, que tem apenas tomate e mussarela de búfala, também tem origem em Nápoles.

1. A expressão “acabar em pizza” surgiu no Palmeiras, na década de 50. Um dia, houve uma grande discussão entre os diretores do clube, mas após a calorosa reunião, todos foram para uma pizzaria e deixaram a confusão para trás. A explicação foi dada pelo jornalista Eduardo Martins, autor do manual de redação do jornal O Estado de São Paulo.