Press "Enter" to skip to content

10 curiosidades sobre a rainha Elizabeth

Por Lígia Saba 

Quando pensamos em celebridades ou autoridades políticas de alcance mundial, com certeza a monarca inglesa ocupa um dos primeiros lugares da lista. Pensando nisso, preparamos uma lista com fatos e curiosidades que você provavelmente ainda não conhecia sobre a monarca com o reinado mais longo do mundo.

10. A Rainha da Inglaterra comemora dois aniversários

Oficialmente a Rainha Elizabeth II nasceu em 21 de abril de 1926. Contudo, ela celebra seu nascimento em duas datas distintas, uma vez que, seu aniversário oficialmente reconhecido pelo estado ocorre em um sábado no final de maio ou junho. Desse modo, a celebração pode ser realizada durante os meses mais quentes com uma grande festa.

9. Ela nunca foi para a escola

Os herdeiros da família real inglesa geralmente não frequentam a escola primária como crianças normais. No caso da Rainha da Inglaterra é que ela foi ensinada em casa com aulas de diferentes professores como Henry Marten, vice-reitor do Eton College, e também teve aulas particulares de religião com o arcebispo de Canterbury.

8. Casou com seu primo

O Príncipe Philip e a Rainha Elizabeth são primos em terceiro grau e ambos compartilham os mesmos tataravós: Rainha Victoria e Príncipe Albert.

7. A coroação de Elizabeth passou na TV contra sua vontade

Elizabeth II foi coroada Rainha da Inglaterra oficialmente quando tinha apenas 25 anos de idade logo após a morte de seu pai, George VI. Elizabeth estava no Quênia no momento da morte de seu pai e voltou para casa como rainha de seu país.  Muito tímida, a Rainha Elizabeth II não permitiu nem que fossem tiradas fotografias em seu casamento. Ela também não queria que sua coroação fosse transmitida pela TV, porém foi convencida com algumas condições: as câmeras estavam permitidas apenas em uma única área da Abadia de Westminster e não podiam ser dados close em seu rosto.

6. Não precisa de passaporte para viajar

É a chefe de estado mais viajada do mundo e já visitou mais de 115 países entre mais de 270 visitas oficiais de estado. Porém, ela não tem passaporte. Isso ocorre porque todos os passaportes britânicos são oficialmente emitidos em nome da rainha e, sendo assim, ela tecnicamente não precisa de um documento emitido por ela mesma.

5. A Rainha não precisa pagar impostos

A Rainha Elizabeth paga voluntariamente impostos de renda e ganhos de capital desde 1992, mas oficialmente ela não precisa pagar impostos.

4. Elizabeth já sofreu um atentado

Foi durante o Trooping the Colour em 1981. Enquanto a Rainha liderava uma procissão real a cavalo em direção ao Palácio de Buckingham, um jovem disparou vários tiros em direção à monarca. Um rapaz de 17 anos estava obcecado pelo assassinato de figuras como John Lennon e John F. Kennedy e disparou contra Elizabeth. Porém, felizmente ele não conseguiu comprar munição real no Reino Unido e sua tentativa falhou.

3. O quarto da Rainha já foi invadido no Palácio de Buckingham

Um ano depois do atentado, a Rainha Elizabeth passou por outro susto. Em 9 de julho de 1982, um homem chamado Michael Fagen conseguiu pular a cerca de arame farpado do palácio, subir um cano de esgoto e, por fim, entrar no quarto da rainha. Embora os relatórios da época dissessem que Fagen e a Rainha tiveram uma longa conversa antes de ele ser preso pela segurança do palácio, Fagen disse ao The Independent que a Rainha não ficou para conversar: “Ela passou por mim e saiu correndo da sala”.

2. Tecnicamente todos os golfinhos do Reino Unido são dela

Além de possuir todos os golfinhos do país, ela possui também todos os esturjões e baleias. Um estatuto ainda válido do reinado do rei Eduardo II em 1324 afirma: “Também o rei terá … baleias e esturjões capturados no mar ou em outro lugar dentro do reino”, o que significa que a maioria das criaturas aquáticas são tecnicamente rotuladas de “peixes reais” e são reclamados em nome da Coroa.

1. A Rainha lutou na Segunda Guerra Mundial

Apesar dos riscos, uma das curiosidades sobre a Rainha da Inglaterra é que ela acabou ingressando no Serviço Territorial Auxiliar feminino e treinou como motorista de caminhão e mecânica em 1945, quando tinha 18 anos. A Rainha Elizabeth continua a ser a única mulher da família real a entrar nas forças armadas e é atualmente a única chefe de estado viva que serviu oficialmente na Segunda Guerra Mundial.