Press "Enter" to skip to content

10 curiosidades sobre a Santa Rosa de Lima

Teve início no sábado, 21 de agosto, a novena dedicada a Santa Rosa de Lima. A padroeira do Peru, das Américas, das Índias Ocidentais e das Filipinas, que viveu entre os séculos XVI e XVII, foi canonizada muito cedo, tendo sido a primeira mulher sul-americana na história, canonizada em 1671, pelo Papa Clemente X. Para conhecer um pouco mais sobre a história e trajetória da Santa Rosa de Lima preparamos uma lista com 10 fatos e curiosidades sobre a padroeira das Américas.

10. Isabel Flores de Oliva (nome de Santa Rosa de Lima) nasceu em 20 de abril de 1586 em Lima, inserida em uma família nobre, de origem espanhola.

9. Aos 20 anos Isabel entrou para a ordem das irmãs Dominicanas, seguindo seu modelo, Santa Catarina de Siena, e se dedicou a uma vida de oração, penitência e mortificação em um pequeno eremitério no jardim da casa de sua mãe, do qual só saia para as funções religiosas.

8. Levou uma vida austera, mística e martirizada, conhecida como amiga dos indígenas, passou em vida por grandes penas e enfermidades. Morreu em 30 de agosto de 1617, e foi proclamada padroeira do Peru em 1669 e do Novo Mundo e das Filipinas em 1670.

7. Usava coroa de espinhos, praticava jejuns, dormia em cama coberta de cacos de vidro e cerâmica. Vivendo em comunhão espiritual saiu da clausura (1615) e morreu com apenas 30 anos de idade, na mesma cidade onde nasceu.

6. A mudança oficial do nome de Isabel para Rosa ocorreu quando ela tomou o hábito da Ordem Terceira Dominicana, da mesma família de sua santa e modelo de devoção: Santa Catarina de Sena. A partir dessa consagração, passou a chamar-se Rosa de Santa Maria.

5. Devido à ausência de convento no local em que vivia, Santa Rosa de Lima renunciou às inúmeras propostas de casamento e de vida fácil: “O prazer e a felicidade de que o mundo pode me oferecer são simplesmente uma sombra em comparação ao que sinto”.

4. A cada 30 de agosto, na festa da Santa, o Santuário de Santa Rosa em Lima, criado em homenagem e em devoção a padroeira, recebe milhares de fiéis.

3. Em 1668, Rosa de Lima foi beatificada pelo Papa Clemente IX e canonizada três anos depois. Santa Rosa de Lima foi a primeira mulher a ser canonizada no Novo Mundo.

2. É considerada a Padroeira do Peru, da América Latina, das Índias e das Filipinas. Além de ser invocada também como protetora dos floricultores e jardineiros, contra as erupções vulcânicas e ainda em casos de feridas ou de brigas familiares.

1. Os 400 anos da morte de Santa Rosa foram comemorados com um Ano jubilar, que teve como lema: “400 anos intercedendo por você”, referindo-se às milhares de orações que a Santa havia atendido durante quatro séculos.