Press "Enter" to skip to content

10 curiosidades sobre a série Friends

Por Lígia Saba 

Friends é um dos seriados de maior sucesso da televisão americana e também recordista de audiência no streaming. Em 1994 o programa estreou na NBC e fez tanto sucesso nos anos seguintes que se tornou um verdadeiro ícone da cultura pop ao mostrar o divertido relacionamento de um grupo de 6 amigos moradores de Nova York. Tendo sido gravado durante 10 anos, contando com 10 temporadas a série chegou ao fim em 2004. Dezessete anos depois os atores principais se reuniram em um especial de 1 hora e 40 minutos, para matarem a saudade dos fãs e falarem um pouco sobre a sitcom. O especial foi lançado recentemente nos Estado Unidos e para matar a saudade da série, o Diário do Estado preparou uma lista com 10 curiosidades sobre Friends.

10. Courteney Cox quase interpretou Rachel

Antes da escolha de Jennifer Aniston para o papel de Rachel, a personagem foi oferecida à Courteney Cox, que, após ler o roteiro, pediu para interpretar Monica. Segundo a atriz, ela se identificava mais com a personalidade da personagem, principalmente em relação à obsessão de limpeza e competitividade.

9. Gunther era um barista de verdade

James Michael Tyler foi escolhido para interpretar Gunther pelo simples fato dele ser o único presente no set de filmagem que era capaz de operar a máquina de café expresso. Ele manteve seu emprego de barista até a 4ª temporada.

8. Lisa Kudrow queria que Phoebe tocasse bongôs

Lisa teve dificuldades em aprender a tocar violão. Antes de ela receber algumas aulas que lhe ensinaram pelo menos os acordes básicos, a atriz sugeriu que Phoebe tocasse bongôs em vez do violão.

7. Jennifer Aniston quase não voltou para a última temporada

A carreira de Jennifer Aniston no cinema estava decolando e ela teve dificuldade em conciliar sua agenda. Isso quase a fez desistir de participar da última temporada, no entanto a redução dos 24 habituais episódios para apenas 18 facilitou a participação da atriz na conclusão da série.

6. Matt LeBlanc e Jennifer Aniston não gostaram do romance entre Joey e Rachel

Os intérpretes de Joey e Rachel foram contra o relacionamento romântico dos personagens. Matt LeBlanc comentou em uma entrevista que achava o casal “totalmente inapropriado”.

5. Friends seria chamado de Insomnia Cafe

Antes do piloto ser comprado pela NBC, os criadores Marta Kauffman e David Crane tinham o nome Insomnia Cafe em mente para batizar o famoso seriado. Após a compra pela NBC, o nome mudou para Friends Like Us, mas antes de ir ao ar, a série foi nomeada apenas como Friends.

4. Clássica moldura de quadro na porta de Monica foi um erro

A moldura que envolve o olho mágico da porta da casa de Monica (Courteney Cox) virou uma sensação cultural e uma decoração que se tornou símbolo de Friends. Mas, de acordo com o Popsugar, a moldura era de um espelho que fazia também parte do cenário, mas que quebrou. Na ocasião, o cenógrafo prendeu a moldura na porta e o objeto acabou se tornando um fenômeno.

3. Matthew Perry teve problemas com vícios durante as gravações

Em 1997, Matthew Perry foi pela primeira vez para a reabilitação por conta de seu vício em remédios e álcool. Já em 2001, o ator foi novamente para numa clínica para tentar lidar com seus problemas com as drogas. Tempos depois, em 2013, ele revelou à revista People que nunca estava embriagado ou drogado no trabalho e que isso já vinha de um tempo anterior à série. ‘’As coisas foram ficando feias e já nao podia esconder mais das pessoas’’, disse o ator.

2. Jennifer Aniston odiava seu corte de cabelo ao estilo Rachel

Durante a década de 1990, o corte de cabelo de Rachel virou febre entre os fãs da série. Porém, em entrevista à revista Allure em 2011, a atriz revelou que odiava seu look. ”Eu amo Cris [seu estilista pessoal na série] e ele é a desgraça da minha existência ao mesmo tempo porque ele começou a maldita Rachel, que não era minha melhor aparência. Acho que era o corte de cabelo mais feio que já vi”, revelou Aniston.

1. Todos os protagonistas se beijaram em algum momento na série

Ao longo dos 236 episódios, os protagonistas já se beijaram pelo menos uma vez. Mesmo não sendo beijões como os dos casais – a exemplo do namoro entre Ross e Rachel – os selinhos entre eles também arrancavam suspiros da plateia.