Press "Enter" to skip to content

10 curiosidades sobre a vida e carreira de Paulo Gustavo

Por Lígia Saba 

Paulo Gustavo Amaral Monteiro de Barros, nasceu em Niterói, em 30 de outubro de 1978, e foi um ator, humorista, diretor, roteirista e apresentador brasileiro. Um dos maiores nomes da comedia nacional, Paulo Gustavo, faleceu na noite de ontem, dia 04 de maio, em decorrência de complicações da covid-19. O artista, que foi sucesso de bilheteria com sua principal obra, o monólogo “Minha Mãe é uma Peça” que se tornou filme em 2013, não resistiu a doença que já matou mais de 400 mil Brasileiros a faleceu depois de passar quase dois meses internado na UTI. O humorista, que tinha apenas 42 anos, deixou para trás além do marido e dois filhos pequenos, uma legião de fãs e amigos, uma vasta produção cinematográfica, televisiva e teatral, uma infinidade de personagens marcantes e principalmente um legado de amor e respeito ao próximo e as diferenças.

Em homenagem ao artista preparamos uma lista com 10 curiosidades sobre sua carreira e vida pessoal, vem conferir!

10. Antes da fama

Antes de ser reconhecido no país inteiro por seus personagens criativos e irreverentes, enquanto ainda cursava artes cênicas, na Casa de Artes de Laranjeiras, o ator conheceu o também humorista Fábio Porchat, com quem estreou a peça “Infraturas”, que acabou sendo um fracasso de público.

9. Início da Carreira

Quando o ator teve a oportunidade de apresentar sua personagem de maior sucesso, “Dona Hermínia”, pela primeira vez na peça ‘Surto’, ele percebeu que o material tinha potencial, mas para conseguir montar sua peça de teatro com a nova personagem, Paulo Gustavo precisou parcelar o cenário usando vários cheques emprestados de parentes.

8. Dona Hermínia 

E falando em Dona Hermínia, a personagem de maior sucesso do humorista, que conquistou o coração do público tanto nos palcos quanto nas telonas, foi inspirada na mãe do ator, Dona Deá Lúcia Amaral.

7. Recordes no cinema 

O filme Minha Mãe é uma Peça 3 se tornou a maior bilheteria já arrecadada na história do cinema nacional. O primeiro filme da sequência que contou com três produções foi lançado em 2013. No segundo, três anos depois, foram arrecadados cerca de 123,8 milhões de reais com bilheteria. E em sua última produção estreada em 2019 foram arrecadados 198 milhões. No total, cerca de 30 milhões de brasileiros foram conferir as produções no cinema.

6. Amor pelo teatro 

Mesmo com o sucesso na TV e no cinema, Paulo Gustavo nunca abandonou o teatro. O ator ficou 8 anos em cartaz com a peça ‘Hiperativo’, e rodou o Brasil com o espetáculo ‘Minha Mãe é uma Peça’, que foi exibido durante um período de 13 anos e atraiu mais de 3 milhões de pessoas ao teatro.

5. Além da comedia

Uma das celebridades mais influentes do Brasil, o ator possui mais de 16 milhões de seguidores no Instagram e sempre tratou de assuntos importantes com muita leveza e assertividade. No ano passado, ele cedeu seu perfil para a escritora e ativista Djamila Ribeiro durante todo o mês de julho com o objetivo de debater sobre questões raciais e apoiar a luta anti-racista no Brasil. Além disso, o humorista também é uma grande referência na luta da comunidade LGBTQIA+ no Brasil, levantando ao longo da carreira pautas importantes de forma leve e bem humorada.

4. Vida Pessoal 

Pulo Gustavo se casou em 20 de dezembro de 2015 com o dermatologista Thales Bretas com quem teve dois filhos, Romeu e Gael, gerados por meio de uma barriga de aluguel. As redes sociais de Paulo Gustavo e Thales Bretas foram sempre marcadas por grandes declarações de amor e afeto pela família.

3. Amizades na fama

O humorista fez ao longo de sua carreira várias parecerias memoráveis com outros artistas, alguns destes se tornaram grandes amigos de Paulo Gustavo. Tata Werneck, Ivete Sangalo, Monica Martelli, Fiorella Mattheis, Preta Gil, Ingrid Guimarães, Marcus Majella, Fábio Porchat e outras celebridades usaram as redes sociais para homenagearem o trabalho de Paulo Gustavo e lamentarem sua morte tão precoce.

2. Livro 

Além do sucesso nos cinemas e no teatro, as histórias de Dona Hermínia também ganharam um livro escrito pelo humorista e publicado em 2015.

1. Última vez nos palcos 

Sua última apresentação foi o “Especial 220 Volts”, feito em parceria com a TV Globo e exibido pela MultiShow no Natal de 2020.