Press "Enter" to skip to content

10 curiosidades sobre as baleias

Por Lígia Saba 

Conhecidas por serem os maiores mamíferos do planeta Terra, as baleias são animais fantásticos, adorados por muitos e cheias de curiosidade. Com diferentes formatos, tamanhos e cores as baleias já inspiraram grandes livros e filmes e despertaram a paixão e o interessa de inúmeros adultos e crianças. Donas de uma beleza e plástica incomparável, elas são encontradas em alto-mar e poucos têm a sorte de vê-las de perto. Confira abaixo uma lista com 10 fatos interessantes e curiosidades que você provavelmente ainda não sabe sobre as baleias.

10. As baleias não dormem por completo, elas precisam de muito oxigênio, necessitando ir até a superfície regularmente em busca de ar. Por este motivo, seu estado de sono é semiconsciente, ora dormem, ora acordam.

9. A baleia-azul é semelhante, em termos de tamanho, à alguns dinossauros, como o Titanossauro ou Argentinossauro, que tinham mais de 40 metros de comprimento. Ela é o animal mais pesado que existe, chegando a pesar 140 toneladas.

8. Um filhote de baleia pode chegar a consumir cerca de 500 litros de leite por dia.

7. Uma das formas de comunicação das baleias é a música. Segundo os cientistas, elas cantam para fins de reprodução. No entanto, os sons emitidos por elas não pode ser escutadas pelo ouvido humano, uma vez que elas se comunicam em uma frequência mais baixa.

6. O coração de uma baleia-azul bate tão alto que pode ser escutado a três quilômetros de distância.

5.  Elas possuem um órgão próximo ao queixo, que nenhum outro animal possui, e é ele quem as ajuda a filtrar os alimentos que são capturados no mar.

4. As fêmeas são as figuras mais importantes no universo das baleias. São elas que lideram os grupos e ficam com seus filhotes durante a vida inteira.

3. As baleias nadam cerca de 5 km/h quando estão embaixo d’água. Diminuindo a velocidade para 1 km/h quando estão se alimentando ou em área de reprodução.

2. A baleia Moby Dick, imortalizada na obra de Herman Melville, existiu de fato. Estudos indicam que aconteceu mesmo um episódio semelhante ao relatado no livro. A baleia de verdade chamava-se Mocha Dick e afundou um navio inglês, por volta de 1820.

1. Cientistas descobriram uma espécie de baleia que pode ter vivido cerca de 200 anos: a baleia da Groenlândia. E ela pode ajudar os pesquisadores a decifrarem como os humanos podem viver mais.