Press "Enter" to skip to content

10 Curiosidades sobre as chinchilas

Por: Estefhanny Garcia 

 

Fofinha, orelhuda e dona de um olhar muito gentil, as chinchilas são animais dóceis, comportadas e fáceis de se cuidar é um animal com baixo custo de manutenção e uma boa opção tanto para famílias quanto paras as pessoas que sonham em ter um pet, mas não passam muito tempo em casa. A lista a seguir vai mostrar algumas curiosidades sobre esse animal que tem conquistado o coração dos brasileiros.

 

 

10 – Origem na América do Sul 

As chinchilas são roedores nativos dos Andes, na América do Sul, sendo seu habitat natural no deserto. As chinchilas estão habituadas a grandes variações de temperatura, durante o dia elas se escondem em abrigos e após o sol se pôr elas são mais ativas e procuram alimento. As chinchilas são animais herbívoros e em seu habitat natural bebem água de orvalhos.

 

 

9 – Foram capturadas devido seu pelo macio 

Devido a grande procura destes roedores por conta de seu pelo macio, as chinchilas quase foram extintas. Em alguns países os governos proibiram a caça de chinchilas selvagens. Apenas em meados de 1960 que a procura pelo animal foi para serem animais de estimação.

 

 

8 – Podem viver cerca de 20 anos 

Os anos de vida de uma chinchila, como com os de outros animais, dependem sempre da qualidade de vida que lhes é proporcionada. As chinchilas conseguem viver facilmente 10 anos, mas elas podem viver em média 20 anos. Já existiram casos de chinchilas que viveram 22 anos.

 

 

7 – Elas são mais ativas durante a noite 

É depois do pôr do sol que as chinchilas ficam mais ativas, podendo passar quase todo o dia dormindo. Na gaiola precisa ter uma roda de exercícios e outros objetos que a estimulem, para que ela não se sinta entediada. Como é durante a noite que elas são mais ativas e possuem o habito alimentar noturno, é bom deixar as gaiolas do seu pet afastado dos quartos para não incomodar ninguém.

 

6 – Soltam pelo quando se sentem em perigo 

As chinchilas ao se sentirem ameaçadas por algum predador, soltam pelo para que o predador fique com esse pelo na boca e elas consigam fugir.

 

 

5 – Os dentes podem crescer cerca de cinco centímetros anualmente 

Para isso elas precisam de feno e objetos próprios para roer, o que vai auxiliar no desgaste dos dentes. O não desgaste dos dentes é bastante doloroso para esses roedores. Caso sua chinchila não tiver um desgaste correto dos dentes, é necessário levá-la ao veterinário para que ele a analise e se necessário cerre os dentinhos do animal.

 

 

4 – As chinchilas não podem tomar banho com água 

Estes roedores são naturalmente limpos, e você nunca deverá dar banhos com água neste animal, pois isso é bastante prejudicial ao pelo do pet. É importante você comprar um pó específico e sempre coloca-lo em uma “banheira” ou bacia para que o animal possa se limpar, durante 10 minutos, entre duas ou três vezes por semana. Já em seu habitat natural, estes animais dependem de cinza vulcânicas ou de areias de rochas especiais, que removem o óleo e toda sujeira presente no pelo do animal.

 

 

3 – Cada folículo têm mais de 50 pelos 

É isso que torna o pelo das chinchilas tão macios, a densidade do pelo as ajuda a sobreviver a baixas temperaturas, como as que enfrentam em seu habitat natural. Elas estão habituadas a baixas temperaturas, já quando são domesticadas, elas não podem ser expostas a temperaturas superiores a 30° Celsius, correndo o risco de não conseguirem sobreviver. O clima ideal para este animal varia entre os 16° e os 26° Celsius.

 

 

2 – São bastante resistentes a doenças 

É raro uma chinchila ficar doente, e através da aparência, poderá saber se seu roedor está bem de saúde ou não. Os problemas mais frequentes em chinchilas devem-se a falta de higiene, ao não desgaste dos dentes ou alguma alteração na alimentação. Ao contrario de outros animais as chinchilas não precisam ser vacinas, e graças a densidade de seu pelo parasitas como pulgas não sobrevivem.

 

 

1 – São animais meigos 

Geralmente as chinchilas são animais bastante meigos e sociáveis, elas só mostram agressividade quando se sentem em perigo. Você pode soltar sua chinchila de vez em quando, elas gostam muito de explorarem o local onde vivem, mas você precisa ter certeza que o espaço é seguro e estar sempre de olho, para evitar que ela se magoe. A interação destes animais com humanos deve ser gradual, já que as chinchilas se assustam com facilidade e precisam ganhar confiança com o espaço e com as pessoas.