Press "Enter" to skip to content

10 curiosidades sobre as estrelas

Por Lígia Saba 

É difícil encontrar alguém que não pare pelo menos por alguns segundos para admirar um céu estrelado. Mas o que você sabe sobre as estrelas? Estrela é uma grande e luminosa esfera de plasma, mantida íntegra pela gravidade e pressão de radiação, que ao fim de sua vida pode conter uma proporção de matéria degenerada. Observações sugerem que a formação desses astros começou em torno de 180 milhões a 250 milhões de anos após o Big Bang. Para conhecer um pouco mais sobre esses corpos celestes, preparamos uma lista com 10 fatos e curiosidades sobre as estrelas.

10. Feitas de hidrogênio e hélio as estrelas produzem luz e calor graças a agitação nuclear em seu interior.

9. As estrelas são corpos celestes muito grandes. O sol com diâmetro de 1 milhão e meio de quilômetros é considerado uma estrela pequena. Cada estrela visível no céu é maior e mais brilhante do que o Sol. A estrela Eta Carinae é 5 milhões de vezes maior do que o Sol. Enquanto isso, a estrela Betelgeuse, por sua vez, é 300 vezes maior que a Eta Carinae. Finalmente a estrela VYCanisMajoris é 1 bilhão de vezes maior do que o Sol, sendo assim a maior delas.

8. Por melhor que seja sua visão, só é possível vermos entre 2 mil e 2,5 mil estrelas, dependendo da região do planeta em que você está e da luminosidade da Lua.

7. As estrelas são corpos negros, isso significa que elas absorvem 100% de toda a radiação eletromagnética incidente sobre elas.

6. As estrelas emitem luzes de cores diferentes em decorrência da sua temperatura. As vermelhas, com cerca de 3000º C, são as que têm a temperatura mais baixa. Enquanto isso, as azuis são as que têm a temperatura mais alta, cerca de 40000º C.

5. Apesar de parecer, as estrelas não piscam. A trepidação acontece por conta da atmosfera da Terra, que possui diferentes camadas e pode “embaralhar” a radiação luminosa desses astros.

4. A Deneb é uma das estrelas visíveis mais distante que existe, sendo que se encontra a 30 quatrilhões de quilômetros da Terra. Para vê-la é necessário estar no Hemisfério Norte. Porém, ao falarmos de galáxias, é possível vermos a de Andrômeda, que fica a 24 quintilhões de quilômetros daqui.

3. As constelações são um conjunto de estrelas que aparentemente são próximas a olho nu, mas estão extremamente distantes no espaço celeste. Dentre as principais constelações do universo vistas da Terra, as mais populares são: Cruzeiro do Sul, que é vista do hemisfério sul; Ursa Maior e Ursa Menor, que são vistas do hemisfério norte.

2. As estrelas morrem após gastar o seu combustível. Primeiramente, as elas gastam o hidrogênio e, quando isso acontece, as elas envelhecem. A seguir, começam a gastar o hélio e isso faz com que elas cresçam muito, de modo que sua temperatura diminui, tornando-a vermelha. Consequentemente, nesse estágio as estrelas são classificadas como gigantes vermelhas.

1. Estrela cadente é o nome popular para meteoro. Ela é o resulta do lançamento de uma partícula sólida que se evapora, causando um efeito luminoso. Além disso, as estrelas cadentes são formadas por fragmentos advindos do espaço interplanetário que se aquecem no momento em que atingem a atmosfera.