Press "Enter" to skip to content

10 curiosidades sobre as flores

Segundo uma das teorias evolutivas existentes, a flores surgiram no Cretáceo, há 135 – 65 milhões de anos, em um período em que insetos primitivos, como os besouros, comiam ou danificavam os óvulos (gametas femininos) que ficavam expostos nos cones hermafroditos de extintas gimnospermas.

Por: Barbara Zani

10. A flor nada mais é do que o órgão reprodutivo das plantas do tipo angiospérmicas. Digamos que ela contém as estruturas reprodutivas das plantas cuja função é produzir sementes.

9. Sabia que foram encontrados fósseis de rosas de mais de 25 milhões de anos? As rosas, portanto, podem ser mais antigas do que a espécie humana.

8. Na antiga Grécia cultivavam-se rosas, lírios e jacintos, entre outras. No entanto, a flor predileta do gregos era a violeta.

7. A mais conhecida flor gigante é a Titan arum. Um único exemplar pode medir até 3 metros de altura. Popularmente chamada de flor-cadáver, a Titan desabrocha a cada seis ou nove anos. O apelido se justifica: ela possui um cheiro insuportável.

6. Os romanos gostavam tanto de rosas que utilizavam esse tipo de flor em quase todas as suas cerimônias, diz-se que plantavam mais rosas do que alimentos.

5. A menor flor do mundo é a da Galinsoga parviflora – uma espécie de erva daninha –, com 1 milímetro de comprimento e 0,3 milímetros de largura.

4. Um dos maiores exportadores de flores da antiguidade foi o Egito.

3. A planta que leva mais tempo para florir é a Corypha umbraculifera, uma espécie de palmeira hermafrodita do Sri Lanka, cuja florada ocorre a cada 80 anos.

2. Uma das flores mais populares na Idade Média era a calêndula. Cultivada em hortas, ela era usada como corantes de caldos, manteiga, queijo e bolos.

1. Em relação às rosas, elas são usadas em sorvetes, geléias e doces. Servem também como aromatizante em saladas e vinhos.