Press "Enter" to skip to content

10 curiosidades sobre as zebras

As zebras são mamíferos que pertencem à família dos cavalos, os equídeos, nativos da África central e do sul. A pelagem deste animal consiste num conjunto de listras contrastantes de cor, com o seu corpo todo branco e algumas listras pretas, dispostas na vertical, exceptuando nas patas, onde se encontram na horizontal. São geralmente animais sociais que vivem desde pequenos harém a grandes manadas.

Por: Barbara Zani

10. Uma zebra pode correr a uma velocidade de 68,4 km/h.

9. Uma zebra típica pode ter 1 a 1,5 metros altura.

8. As zebras amadurecem completamente de 3 a 6 anos.

7. As zebras vocalizam ou produzem sons, mostram expressões faciais e fazem posturas corporais para se comunicarem.

6. Zebras vivem na África oriental e meridional.

5. Elas têm uma boa memória, e usam sua memória de localização para saber se o lugar é melhor para elas viverem.

4. As listras das zebras controlam sua temperatura. As listras brancas refletem o calor, enquanto as listras pretas absorvem o calor

3. Um grupo de cientistas da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, chegou a uma conclusão bastante curiosa: as zebras possuem listras para se defender da picada de insetos como a mosca tsé-tsé. Responsável pela doença do sono, a tsé-tsé é comum na África subsaariana.

2. As zebrassão animais que possuem a visão extremamente boa e isso ajuda elas a fugirem dos predadores . Elas enxergam muito bem, inclusive à noite.

1. Os cientistas criaram um projeto de seleção e acasalamento de zebras com vistas a criar um exemplar idêntico ao antigo quagga.