Press "Enter" to skip to content

10 curiosidades sobre Lionel Messi

Lionel Andrés Messi Cuccittini, mais conhecido como Leo Messi, ou apenas como Messi, é um futebolista argentino que atua como atacante ou meia ofensivo. Um dos jogadores mais bem sucedidos da história do futebol, Messi é frequentemente considerado o melhor jogador do mundo e na opinião da grande maioria dos especialistas do esporte, sua qualidade técnica, jogadas, velocidade, habilidade na perna esquerda, trabalho de equipe e extraordinária vocação para o gol, o tornam um dos melhores futebolistas de todos os tempos. Dessa forma, para listarmos todos os títulos e prêmios do argentino demoraria um bom tempo, artilharias, Champions League e La Ligas foram acumuladas ao longo de sua carreira. Mas para te ajudar a conhecer um pouco mais sobre o craque, preparamos uma lista com 10 fatos interessantes e curiosidades sobre a carreira e a vida de Messi.

10. Primeira bola de ouro 

Aos 22 anos, o argentino já era protagonista do Barcelona. Na temporada 2008/09, Messi foi um dos responsáveis pela conquista da tríplice coroa da Espanha, ano em que a equipe catalã venceu o Campeonato Espanhol, a Copa do Rei e a Liga dos Campeões. Seu desempenho resultou na aquisição da Bola de Ouro, prêmio individual mais cobiçado pelos jogadores.

9. Início da carreira 

Lionel Andrés Messi nasceu em 24 de junho de 1987, em Rosário, na Argentina e foi batizado em homenagem ao cantor americano Lionel Richie. O talento do garoto para o futebol foi descoberto bem cedo, aos quatro anos, pelo treinador Salvador Aparício, da equipe amadora Grandoli, que já havia trabalhado com os irmãos de Lionel, Rodrigo e Matias.

8. Relação com a avó 

O craque sempre considerou a avó Celia, morta em 1998, como sua principal incentivadora. É a ela que Messi dedica a maioria de seus gols, apontando para o céu.

7. Estreia pela seleção da Argentina 

Messi foi expulso em sua estreia pela seleção argentina com menos de um minuto. No dia 17 de agosto de 2005, Messi fazia sua estreia pela Argentina. A partida tinha tudo para dar certo, um amistoso contra a Hungria, logo após fazer uma campanha incrível no Mundial sub-20, não fosse a expulsão do jogador com apenas 47 segundos em campo.

6. Tsunami em Fukushima

Após o Tsunami que atingiu Fukushima, Messi leiloou uma versão dourada de seu pé para doar para as vítimas. O leilão gerou cerca de US$ 5 milhões.

5. Gols 

Messi já marcou ao menos 7 gols em cada um dos clubes do Campeonato Espanhol, todos os goleiros da LaLiga temem o craque. O argentino marcou, ao menos, sete gols em todas as 19 equipes que atuam na primeira divisão do Campeonato Espanhol.

4. Newell’s

Messi se destacou e logo depois começou a treinar no Newell´s Old Boys, clube de Rosário e time do coração de toda a família. No início da década de 90, um dos ídolos de seu pai, Jorge, era Tata Martino, então meia do Newell’s, que anos depois seria treinador de Lionel no Barcelona e na seleção argentina.

3. Contrato com o Barcelona 

Curiosamente, o primeiro contrato de Lionel Messi com o Barcelona foi assinado num guardanapo que era o único pedaço de papel disponível na época. Isso aconteceu em 14 de dezembro de 2000, quando o diretor desportivo do Barcelona, ​​Carles Rexach, realizou uma reunião com o pai de Lionel Messi  para determinar o futuro do jovem.

2. Atuação na Espanha 

Messi atuou, em praticamente toda sua carreira, na Espanha e teve a chance de atuar com as cores vermelho e amarelo da seleção espanhola. O argentino poderia ter jogado ao lado dos campeões mundiais de 2010, contudo, preferiu se manter com as cores azul e branco do manto de sua terra natal.

1. Ídolo 

O maior ídolo de Messi não é uma figura tão conhecida quanto Maradona, Riquelme ou Batistuta. O jovem Lionel era fã incondicional do meia Pablo Aimar, meia histórico do River Plate (o que cria teorias conspiratórias na Argentina de que Messi, na verdade, seria torcedor do time de Buenos Aires).