Press "Enter" to skip to content

10 curiosidades sobre Louis Vuitton

O fundador da marca, Louis Vuitton foi um fabricante de malas e bolsas na segunda metade do século XIX, em Paris. Criou sua oficina em 1854, em Paris, onde produzia artesanalmente malas e bolsas. Seu trabalho foi reconhecido na Europa quando reinventou o formato das malas de viagem e criou um padrão de desenho diferente comparado ao que havia na época. Ao passar dos anos a marca cresceu e se tornou a principal na industria da alta costura mundial se tornou especializada na produção de bolsas e malas de viagens, feitas em couro e lona, bem como na sua comercialização. Produz e vende também vestuário, sapatos, relógios, joias, acessórios, óculos de sol e livros.

Por: Barbara Zani

10. Louis Vuitton nasceu em 1821 em uma pequena vila no leste da França. Seu pai era agricultor e sua mãe trabalhava em uma usina. Depois que seus pais morreram cedo e o menino foi criado por uma família adotiva.

9.  Aos13 anos de idade, ele decidiu ir embora de casa, cansado das atitudes rígidas da madrasta. Ele foi até Paris à pé. Ele andou quase 470km durante dois anos, pegando trabalhos pelo caminho.

8. Em Paris, Louis conseguiu um emprego como aprendiz do mestre Monsieur Maréchal, que fabricava malas e baús para pessoas ricas. Isso aconteceu bem na época do florescimento da Revolução Industrial. Nessa época, as pessoas reclamavam muito de que suas bagagens sofriam danos durante as viagens. Por isso, recorriam a fabricantes como Maréchal para proteger e fazer malas. Louis Vuitton trabalhou para Maréchal por 17 anos.

7. A partir de 1852, Vuitton começou a trabalhar para a imperatriz Eugénia de Montijo, o que lhe rendeu mais clientes ricos e influentes, e foram eles que lhe deram trabalho pelo resto da carreira

6. As malas Louis Vuitton se tornaram tão populares que logo começaram a ser falsificadas. Para combater isso, a empresa começou a colocar a Marque Louis Vuitton déposée em todas as peças, mas isso não foi suficiente. Então, em 1896, Georges inventou o famoso monograma, que começou a ser impresso em tecido jacquard.

5. Desde 1998, a marca produz não apenas bolsas, mas também roupas, calçados, acessórios e joias.

4. Para a Copa do Mundo FIFA 2018, que aconteceu na Rússia, os designers do grupo criaram uma mala para transportar o troféu de ouro de 6 kg decorado com malaquita.

3. Devido ao crescimento rápido, ele teve que abrir outra loja em Asnières-sur-Seine. Nesta loja, tinham apenas 20 funcionários.

2. Em 1901, depois da morte de Louis, George continuou o trabalho do pai.

1. Em 1886, Louis e seu filho, George, inventaram e patentearam um novo tipo de fecho.