Press "Enter" to skip to content

10 curiosidades sobre o amor

Última atualização 22/09/2021 | 20:08

Amor é uma emoção ou sentimento que leva uma pessoa a desejar o bem a outra pessoa ou a uma coisa. O uso do vocábulo, contudo, lhe empresta outros tantos significados, quer comuns, quer conforme a ótica de apreciação, tal como nas religiões, na filosofia e nas ciências humanas.

Com o dia mais romântico do ano chegando separamos 10 curiosidades sobre este sentimento

Por: Barbara Zani

10. Segundo a mitologia grega existiam quatro tipos de amor e de Deuses do amor: Storge: amor fraternal
Philia: irmandade
Eros: amor carnal
Ágape: amor incondicional

9. As rosas são o as flores que representam o este sentimento e dependendo da cor, se referem a diferentes tipos de amor: Vermelhas: Paixão
Rosa claro: Desejo
Rosa choque: Gratidão
Amarelas: Amizade
Lilás: Amor à primeira vista
Brancas: Virtude e devoção

8. Conta a lenda que Montezuma acreditava que o chocolate era a “droga do amor” e que chegava a tomar meia centena de xícaras antes de visitar o seu famoso harém! Será verdade?

7. O trevo de quatro folhas significa, popularmente, boa sorte, mas também faz parte de um ritual de amor irlandês. Dizem que se uma mulher mastiga um trevo de quatro folhas enquanto pensa em um homem, ele se apaixonará por ela! Portanto, cuidado meninas, não pensem no homem equivovado!

6. Quem nunca ouviu falar dos alimentos que estimulam a serotonina, como o chocolate? Os antidepressivos podem comprometer o amor justamente porque melhoram os níveis de serotonina e quanto maiores são estes níveis, menores são as nossas “ilusões e idealizações” sobre o objeto do nosso desejo. Ou seja, o realismo do chocolate pode exterminar com a sua ideia de amor romântico!

5. O impulso de cair rendida à uma paixão não é algo exclusivo seu, é totalmente biológico e muito parecido a qualquer outro, como fome ou sede. Pouco romântico, quem sabe, mas extremamente humano.

4. Kama, de kamasutra, referente ao famosíssimo e antigo texto do século II a.C. é uma palavra hindu que significa amor e desejo. Sutra significa manual. Portanto, Kamasutra significa literalmente: Manual do amor e do desejo.

3. Porque um coração para representar o amor? Alquimistas: o coração também pode significar um triângulo invertido onde se “verte” o amor.
Budistas: o triângulo é uma invocação da energia do amor
Mitologia grega: é o símbolo de Afrodite, a deusa do amor

2. Quando nos apaixonamos os circuitos neuronais que estão associados à cautela ou ao preconceito são temporariamente suprimidos.

1. O esperma pode contribuir no processo do amor romântico, ou seja, no momento de se apaixonar. Diferentes pesquisas científicas sugerem que o líquido que transporta os espermatozóides contém dopamina, o neurotransmissor do prazer, portanto o sexo serviria para fortalecer este vínculo passional.