Press "Enter" to skip to content

10 curiosidades sobre o Budismo

O budismo é uma religião indiana baseada nos ensinamentos de Sidarta Gautama, conhecido como o Buda. De caráter filosófico e não teísta, surgiu na Índia Antiga como uma tradição ascética entre os séculos VI e IV a.C. A religião tem ganhado cada dia mais adeptos no Brasil e no mundo, devido ao ser caráter repleto de conceitos subjetivos, e por ser voltada para o autocontrole e a paz interior. Confia abaixo uma lista com 10 curiosidades e fatos interessantes que vão te ajudar a conhecer um pouco mais sobre a religião budista.

10. Pontos fundamentais 

Os pontos fundamentais do budismo são a crença na reencarnação da alma em outras formas de vida. Os maus voltam com a aparência de um animal inferior ou um ser azarado. Os bons retornam em condições melhores e, progressivamente, atingem escalas maiores e mais afortunadas, até se tornaram dignos do nirvana (bem aventurado estado do vazio total), onde há a completa libertação dos desejos.

9. Origem 

O budismo surgiu cerca de quinhentos anos antes de Cristo na Índia. A palavra buda é um título, que significa “aquele que está acordado”. O fundador do budismo, Sidarta Gautama, foi um príncipe da região do Nepal que abandonou as riquezas materiais e passou a viver de esmolas.

8. Budismo Tibetano 

O budismo tibetano surgiu no fim do século VIII, resultado da união das tradições budista e hinduísta com o xamanismo. Dalai lama é considerado um bodhisattva (em sânscrito isso significa “o ser destinado à iluminação”, “o Buda da Compaixão”). Muitos rituais do budismo tibetano baseiam-se na doutrina do tantra – por meio de mantras e meditação, a pessoa atinge a libertação espiritual.

7. Não fundamentalista 

O budismo não tem um livro central ou de princípios como outras religiões, ou seja, não é uma religião fundamentalista.

6. Monges 

Em determinadas ramificações do budismo, um monge budista vive sozinho ou num mosteiro, onde conta com pouquíssimos bens: uma roupa, uma tigela para fazer as refeições, um colar com 108 contas (para usar enquanto medita), uma lâmina para raspar a cabeça e um filtro de água.

5. Estátuas 

As três estátuas mais altas do mundo são representações de Buda: na China, com 128 metros, em Mianmar, com 116 metros, e no Japão, com 110 metros de altura.

4. Dalai Lama 

Dalai Lama significa “oceano de sabedoria”. O título é dado aos líderes religiosos do Tibete, que são considerados os chefes do budismo. Segundo a tradição budista, o Dalai Lama é a reencarnação de um Buda, o Bodhisattva Avalokiteshavara.

3. Sucessão do Dalai Lama 

Quando um Dalai Lama morre, uma cúpula budista sai à procura da sua reencarnação em meninos que tenham nascido alguns anos depois da morte do antigo Dalai. Já foram reconhecidas 13 reencarnações do Dalai Lama. O atual é o tibetano Tenzin Gyatso.

2. Filosofia de vida 

Muitos seguidores consideram que o budismo é, na verdade, uma filosofia de vida e não uma religião.

1. Não teísta  

O budismo é religião não teísta, ou seja, não segue nenhum deus. Buda Shakyamuni é considerado um líder, alguém a se espelhar, não um deus.