Press "Enter" to skip to content

10 curiosidades sobre o café

O café é uma bebida produzida a partir dos grãos torrados do fruto do cafeeiro. É servido tradicionalmente quente, mas também pode ser consumido gelado. O café é um estimulante, por possuir cafeína.

Por: Barbara zani

10. Em todo o mundo, cerca de 1,6 bilhões de copos de café são consumidos diariamente.

9. Um terço do café do mundo sai do Brasil, Só entre julho de 2015 e junho de 2016, nós exportamos 35 milhões de sacas, isso dá uma receita de mais US$ 5,3 bilhões. Estados Unidos e Alemanha são os países que mais importam nosso café e o Japão vem aumentando o consumo. Ao todo, mais de 120 países importaram café brasileiro nesse período.

8. O café é o segundo produto mais negociado no planeta. Perde apenas para o petróleo.

7.  A polpa do café não é muito utilizada, mas ela é importante para saber o momento da colheita. Quando ela estiver vermelhinha ou dourada  é o momento de colher. O café só amadurece enquanto estiver no pé, se tirar antes da hora pode esquecer.

6. O café surgiu na Etiópia, o quinto país que mais produz café no mundo.

5. Existem dois tipos de café: o arábica e o canéfora. O arábica é o café mais tradicional, que representa a maior parte da produção mundial de café. Já o canéfora é o café usado para fazer café instantâneo. Ele possui um sabor um pouco mais forte.

4. Apesar de não ser uma bebida europeia, o primeiro estabelecimento dedicado ao café abriu na Inglaterra em 1652

3. Na Turquia, a cultura do café era algo tão sério que foi incluído na legislação uma cláusula que permitia que as esposas pedissem o divórcio se os maridos não fornecessem uma certa cota do produto.

2. A primeira plantação de café no Brasil aconteceu em 1727 no Estado do Pará a partir de uma muda trazida da Guiana Francesa por Francisco de Melo Palheta. Dizem que ele foi à Guiana arbitrar uma disputa de fronteiras, teria seduzido a esposa do governador, que o presenteou com mudas e sementes de café.

1. Os maiores produtores de cafés no mundo são: Brasil, Vietnam, Colômbia e México. Cafés também são produzidos no Havaí, Costa Rica, Guatemala, Jamaica, Etiópia, Quênia, Iêmen e Indonésia.