Press "Enter" to skip to content

10 curiosidades sobre o cantor Freddie Mercury

No dia 24 de novembro de 1991, há 30 anos, o mundo do rock perdia um de seus maiores talentos. Com apenas 45 anos, Freddie Mercury, o vocalista, pianista e principal compositor da banda inglesa Queen, faleceu depois de vários anos de tratamento contra o vírus da aids. Em uma época em que a mais eficaz droga contra a doença ainda era o AZT (azidotimidina) e os coquetéis antirretrovirais ainda não eram utilizados, o preconceito contra os soropositivos era muito grande. Em homenagem ao artista que deixou tantas faixas de sucesso e marcou para sempre a história mundial da música, o Diário do Estado preparou uma lista com 10 fatos interessantes e curiosidades sobre a vida e carreira de Freddie Mercury.

10. Freddie Mercury nasceu no dia 5 de setembro de 1946 e foi registrado como Farrokh Bulsara. Ele recebeu o apelido Freddie na época da escola e tornou o nome oficial quando fez a alteração legal na década de 1970. Vale lembrar que o artista é natural da cidade de Pedra, em Zanzibar, na África, o que equivale a atual Tanzânia, depois cresceu na Índia antes de se mudar com a família para a Inglaterra aos 17 anos.

9. O futuro astro do rock se formou como designer gráfico pelo Ealing Art College, em Londres, e foi o responsável pela criação do logo da banda Queen. Poucos sabem, mas a arte faz referência à astrologia: os leões representam o signo do ex-baixista John Deacon e do baterista Roger Taylor, e as fadas representam o signo de virgem, de Freddie.

8. Freddie Mercury não curtia muito o próprio sorriso, mas se recusou a usar aparelho ou fazer qualquer tratamento estético por medo de que os procedimentos alterassem sua voz.

7. Quando tinha apenas 7 anos, o Freddie estudou em um dos melhores colégios da Índia e foi lá que teve suas primeiras aulas de piano. Com certeza, foi o pontapé inicial para uma carreira brilhante que estava por vir.

6. O cantor e a princesa Diana eram grandes amigos! A história mais icônica dessa amizade foi quando Mercury vestiu Lady Di de homem, com um casaco militar, chapéu e óculos escuros, e a levou para o Royal Vauxhall Tavern, um dos bares LGBTQ+ mais famosos de Londres. Ele, no entanto, resolveu ir ao bar sem disfarces e acabou chamando toda a atenção, fazendo a celebridade real passar despercebida.

5. O asteroide 17473, localizado entre Júpiter e Marte, foi descoberto no espaço em 1991, ano em que o cantor nos deixou. Em 2016, a União Astronômica Internacional o nomeou como Freddie Mercury em homenagem ao artista. Intitulado Freddiemercury 17473, o asteroide foi anunciado por Brian May, guitarrista do Queen, que é também doutor em astrofísica.

4. Mary Austin, sua ex-namorada, herdou sua mansão em Garden Lodge e metade de sua fortuna. Também foram beneficiados o parceiro Jim Hutton, seu assistente pessoal, Peter Freestone, e seu cozinheiro, Joe Fanelli, além de sua família. O cantor conheceu Mary em 1970 e eles ficaram juntos por seis anos. Foi para ela que o artista compôs um dos maiores sucessos do Queen, “Love of my life”.

3. O primeiro álbum lançado pelo Queen veio em uma sexta-feira treze, em julho de 1973 e nove das dez letras do disco foram escritas pelo vocalista Freddie Mercury e pelo guitarrista Brian May. O primeiro trabalho tinha uma pegada de rock progressivo, metal e algumas falavam sobre a história de Jesus e folclore.

2. Jim Hutton viveu com Mercury nos últimos seis anos da vida do cantor. Eles se conheceram no início dos anos 80 num clube noturno em Londres. Em 1994, Hutton publicou um livro de memórias chamado “Mercury and Me” que, segundo ele, o ajudou a superar a dor da perda de Freddie. O eterno companheiro do cantor faleceu em 2010, devido a um câncer, pouco tempo antes de completar 61 anos de idade.

1. O corpo de Freddie foi cremado e suas cinzas foram depositadas em um local desconhecido pelo grande público. De acordo com a Rolling Stone, apenas sua família, a ex-namorada Mary Austin, os integrantes da banda Queen e o ex-namorado Jim Hutton sabem onde estão seus restos mortais.