Press "Enter" to skip to content

10 curiosidades sobre o cérebro animal

O cérebro é parte constituinte do encéfalo, presente no sistema nervoso central. Este órgão possui áreas responsáveis ​​por funções importantes como inteligência, linguagem, memória e controle motor.

Confira agora 10 curiosidades sobre o cérebro animal

Por: Barbara Zani

10. As lulas têm cérebros em formato de rosquinha, alem disso, o esôfago delas passa direto pelo buraco no meio do cérebro. Devido a isso, as lulas precisam morder a comida para dividi-la em pedacinhos, para que possam passar pelo esôfago. Se a comida for grande demais, pode arranhar o cérebro e causar danos.

9. Sanguessugas têm 32 cérebros.

8. As ascídias comem o próprio cérebro, quando encontra sua casa permanente nofundo do oceano, rocha ou barco, ela se prende a esta casa. Em seguida, começa a comer seu próprio cérebro, absorvendo seu corpo em forma de girino.

7. O cérebro de uma avestruz é menor que seu olho, seu globos oculares são tão grandes que há apenas um pequeno espaço para seu cérebro. Então, por conta da ciência ser ciência e a evolução ser estranha

6. A estrela-do-mar não tem um cérebro centralizado.

5. Os peixes esgana-gata machos e fêmeas têm cérebros de tamanhos diferentes, uma das teorias é que, por conta do macho ser responsável por impressionar a senhora peixe, construir o ninho e cuidar dos ovos, desenvolveu um cérebro maior.

4. O cachalote tem o maior cérebro entre todos os mamíferos, mas se for por em comparação com o tamanho de seu corpo, seu cérebro se torna minúsculo.

3. O cérebro de uma aranha é tão grande, que extravasa para suas pernas.

2. Uma barata pode viver por semanas sem uma cabeça e um cérebro.

1. Um certo tipo de fungo pode dominar o cérebro de uma formiga, literalmente transformando-a em um zumbi.