Press "Enter" to skip to content

10 curiosidades sobre o cerrado

Por Lígia Saba 

O Cerrado é um dos seis biomas brasileiros, que se concentra principalmente no centro do país, e está presente nos estados de Goiás, Tocantins, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Bahia, Maranhão, Piauí, Rondônia, Paraná, São Paulo e Distrito Federal. É assim conhecido no nosso país, mas em outros lugares do mundo recebe o nome de savana, e se caracteriza por uma vegetação com árvores baixas, arbustos espaçados e gramíneas. O clima é predominantemente quente com um verão chuvoso e um inverno seco. Para saber um pouco mais sobre o bioma presente no nosso estado preparamos uma lista com 10 curiosidades sobre o cerrado que você provavelmente ainda não sabe, vem dar uma olhada!

10. Segundo maior bioma brasileiro 

Perdendo apenas para a Amazônia, o Cerrado ocupa uma área de mais de 2 milhões de km2, correspondendo a cerca de 25% do território nacional. Não só é o segundo maior bioma do Brasil, como também de toda a América do Sul.

9. Berço das águas 

No cerrado nascem os rios que formam as principais bacias hidrográficas do país. São eles: Parnaíba, Paraguai, Paraná, Tocantins-Araguaia, São Francisco e Amazônica. O Paraguai e Paraná se juntam ao rio Uruguai e formam a bacia do Prata, de grande importância econômica para o Brasil e para outros países da fronteira. Em sua área se encontram também três grandes aquíferos: Guarani, Bambuí e Urucuia.

8. Biodiversidade 

É considerado um hotspot mundial, ou seja, uma área que abriga grande diversidade biológica e espécies endêmicas, aquelas que não são encontradas em nenhum outro lugar do mundo. Estima-se que o bioma abriga mais de 6 mil espécies de árvores e 800 de aves. Aproximadamente 40% das espécies de vegetação lenhosa, e cerca de 50% das abelhas são espécies endêmicas. Sobre os insetos, fala-se de mais de 14 mil espécies, representando 47% da diversidade de insetos do Brasil.

7. Menos áreas Protegidas

Apesar das características próprias de biodiversidade, o Cerrado, junto com a Caatinga, são as áreas menos protegida pelo poder público. Esse bioma apresenta 8,21% de seu território legalmente protegido por unidades de conservação. Desse total, 2,85% são unidades de conservação de proteção integral, nas quais são permitidos apenas usos indiretos, e 5,36% de unidades de conservação de uso sustentável, nas quais são unidos o uso dos recursos naturais com a conservação da natureza.

6. Árvores típicas 

Entre as árvores típicas do Cerrado, estão; o ipê, barbatimão, gravatá, murici-do-Cerrado, aroeira, angico, pequi, peroba-do-Cerrado, faveiro, babaçu e mercúrio-do-campo.

5. Frutas Típicas 

Entre as frutas típicas estão o pequi, cagaita, buriti, mangaba, pêra-do-campo, baru, araticum, gabiroba, jatobá, baru, murici e taperebá. Que frequentemente são usados para produção de sucos e doces.

4. Carvão Vegetal

Em torno de 80% do carvão vegetal consumido em todo o Brasil vem de árvores do Cerrado.

3. Ocupação do bioma 

A ocupação do Cerrado iniciou-se no século XVIII com a mineração, que se desenvolveu num rápido ciclo de exploração intensiva.

2. Peculiaridades 

O Cerrado caracteriza-se como uma região peculiar por associar uma rica biodiversidade a uma aparência árida decorrente dos solos pobres e ácidos. Além de possuir apenas duas estações: uma chuvosa e a outra seca.

1. Importância 

O cerrado abrange uma área habitada há muitos anos, principalmente por populações indígenas, como os Karajás, Avá-Canoeiros, Xerentes. Essas populações extraem do próprio bioma os recursos naturais que garantem seu sustento. Além disso, cerca de 200 espécies nativas do cerrado apresentam não só potencial econômico, mas também medicinal.