Press "Enter" to skip to content

10 curiosidades sobre o churros

Hoje, dia 11 de novembro é celebrado o Dia Mundial do Churros! O alimento de origem ibérica, muito popular nos países latino-americanos, trata-se de um doce preparado com massa à base de farinha de trigo e água, em formato cilíndrico e frito em óleo vegetal, podendo ser recheado ou não. Hoje é comum encontra-lo em carrinhos de vendedores ambulantes na praia ou na praça, em cafés e nos menus de sobremesa de muitos bares e restaurantes, o churros de fato chegou para ficar! Mas, consumido no café da manhã em muitos países, junto de xícaras quentes de chocolate ou café com leite e sem recheio, a sobremesa só chegou ao Brasil em 1900. Quer saber mais sobre a origem do doce, onde encontra-lo em Goiânia, receitas e muito mais?! Então se liga nessa lista que o Diário do Estado preparou com 10 curiosidades e fatos interessantes sobre o churros.

10. Basicamente, o churros não tem uma origem definida, a verdade é que sua origem possui duas teorias. Contudo, se sabe que sua origem é ibérica, e é bastante popular nos países latino-americanos.

9. Em uma das teorias acredita-se que a criação da sobremesa tenha origem espanhola. As primeiras versões teriam sido feitas por pastores de ovelhas e cabras que, no alto das colinas, não tinham acesso a ingredientes frescos ou um bom pão. Em contrapartida, misturar farinha e água e fritar ou assar essa massa numa fogueira era uma forma natural de resolver o desjejum.

8. No país, os churros são populares há mais de um século no café da manhã, no lanche, como cura-ressaca e sobremesa. Por lá, serve-se uma meia dúzia bem fininha acompanhada por uma porção de chocolate quente, quase uma ganache.

7. A sobremesa não é popular só no Brasil, mas em toda a América Latina, França, Portugal, Estados Unidos, México, Venezuela, Colômbia e nas ilhas Caribenhas. Possui nome diferente em algumas regiões: em Sevilha é chamado de calentito, em Jaén de tallo e em Granada de tejeringo. Em Cuba, é normal encontrar churros com recheio de fruta, na Argentina, Peru, Chile e México com “dulce de leche” ou “cajeta” ou então chocolate e baunilha, e no Uruguai às vezes com queijo derretido.

6. O alimento ganhou popularidade em São Paulo a partir de 1974, com a chegada de um estabelecimento de origem espanhola. De início, ele era comercializado em pedaços, e com a sugestão de clientes, tiveram a ideia de rechear com doce de leite. Com a grande aceitação, eles ampliaram para novos recheios e formatos.

5. O churros existe de diversas formas, podendo ser feito em formatos redondos, ou mais quadrados e longos. Podem também ser de diversos tipos de recheios, a variedade de hoje aumentou, o que antes era feito só de doce de leite e brigadeiro, hoje você já encontra de brigadeiro belga e Nutella, por exemplo.

4. Outra teoria sobre a origem da sobremesa é de que os portugueses teriam trazido o churros, com novas técnicas, quando eles partiram do oriente. Porém, as novas técnicas deles fizeram com que modificasse a massa de You Tiao, no sul da China.

3. É preparado com massa à base de farinha de trigo e água, em formato cilíndrico injetada numa espécie de seringa de metal grande e enviada para a forma de fritar, o que lhe confere seu aspecto estriado. Após ser frito em óleo vegetal, em seguida é mergulhado no açúcar (opcionalmente misturado com canela).

2. Para quem quer se deliciar com a sobremesa em Goiânia, alguns dos lugares que vendem churros são: Churros do Calais, La Eskina, Churreria Gourmet e Fran’s Café.

1. Para quem prefere se aventurar e tentar preparar a sobremesa em casa, separamos uma receita especial:

Ingredientes:

Massa

  • 2 xícaras de água
  • 1 pitada de sal
  • 2 colheres bem cheias de margarina
  • 2 xícaras de farinha de trigo

Recheio

  • 1 lata de leite condensado
  • 3 colheres de achocolatado em pó
  • 1 colher (chá) de manteiga

Para polvilhar

  • açúcar
  • canela em pó

Modo de preparo:

Massa

Coloque em uma panela, a água, o sal e a margarina ou a manteiga. Depois que ferver, adicione a farinha até virar uma grande bola de massa. Modele os churros. Em uma panela, coloque a quantidade necessária de óleo, até que cubra os churros. Fite no máximo, 3 churros por vez (frite em fogo baixo). Coloque o churros em um papel que absorva o óleo. Passe-os na mistura de açúcar e canela.

Recheio

Em uma panela, misture o leite condensado e o achocolatado. Adicione a manteiga e ligue o fogo. Mexa em fogo baixo até que desgrude da panela. Recheie os churros.

1.