Press "Enter" to skip to content

10 curiosidades sobre o Coração

O coração é um órgão extremamente importante e fundamental que sustenta nossas vidas! O coração tem a função de bombear o sangue pelos vasos sanguíneos e constitui a parte central do sistema circulatório, responsável por fornecer oxigênio e nutrientes ao corpo humano.

Confira agora 10 curiosidades sobre o coração

Por: Barbara Zani

10. Atualmente, já sabemos que em média, o coração da mulher apresenta 8 batidas a mais por minuto quando comparado ao coração do homem. Portanto, o coração feminino bate em ritmo naturalmente mais acelerado. Assim como o coração dos recém-nascidos é mais acelerado que o coração dos adultos.

9.O coração é um órgão muitíssimo interessante, em especial quando se sabe que ele é capaz de gerar seu próprio impulso elétrico. Dessa forma, o coração não precisa da função cerebral para continuar batendo. Sendo necessário apenas, que exista suporte de oxigênio para que o órgão sobreviva. Por esse motivo, é possível fazer o transplante de coração após a morte de uma pessoa. De modo que, o coração possa dar vida a quem espera na fila de transplante.

8. A Síndrome do coração partido causa sintomas semelhantes aos de um ataque cardíaco. No entanto, a síndrome é causada apenas por uma injeção de hormônios do estresse, causado por um evento físico ou emocional.

7. Daniel Hale Williams, fez uma cirurgia de peito aberto. Ele era um dos poucos cirurgiões negros nos Estados Unidos da América naquela época.

6. Os ataques cardíacos se apresentam em maior incidência no período entre as 6h e 12h. Justamente por ser um horário no qual as pessoas despertam e começam seu dia. Devido às atividades, ocorre um aumento da pressão arterial em pacientes que já apresentam hipertensão. Dessa forma, o corpo não suporta e o ataque cardíaco se manifesta. Sendo importante que pacientes hipertensos mantenham controle da saúde com visitas regulares ao médico e mantendo a medicação em dia.

5. Seu coração tende a bater igualmente no ritmo que o coração de seu par. Inclusive, no caso dos casais heterossexuais, o coração da mulher que naturalmente bate mais rápido, tende a desacelerar para acompanhar o ritmo do parceiro.

4. Alguns dias são mais perigosos para seu coração

3. A pressão e frequência cardíaca caem quando você dorme, Uma vez que pessoas com dificuldades para dormir são mais suscetíveis a doenças cardíacas. Portanto, existe uma relação bastante íntima entre sono e saúde.

2. Um coração saudável pesa entre 250g e 400 gramas, podendo bombear 85 gramas de sangue em cada contração. Ao todo, o coração pode chegar a bombear 74 mil litros de sangue. Além disso, o coração bate cerca de mil vezes por dia, podendo chegar a 35 milhões de batidas durante um ano.

1. Através de seu sistema cardiovascular, existe a ligação entre o coração e todo o corpo. A veia cava superior conecta seu coração ao cérebro e demais membros superiores. Enquanto a veia cava inferior conecta seu coração ao abdômen e membros inferiores. Além disso, seu coração é dividido em 4 partes e todas elas são fundamentais para que o órgão funcione da maneira adequada.