Press "Enter" to skip to content

10 curiosidades sobre o Halloween

O Dia das Bruxas ou Halloween é uma celebração realizada em vários países, principalmente nos Estados Unidos, em 31 de outubro, véspera da festa cristã ocidental do Dia de Todos os Santos. Casas assombradas, abóboras perto da fogueira e a possibilidade de comer uma enorme quantidade de doces, são as principais características que passam pela nossa cabeça quando falamos em Halloween, mas o que mais você sabe sobre  a data? Aproveitando que o dai 31 de outubro está chegando, preparamos uma lista com 10 curiosidades e fatos interessantes que vão te ajudar a entender um pouco mais sobre o Halloween.
10. O Halloween tem suas origens no antigo festival Celta de “Samhain” – a celebração do fim da temporada de colheita. Naquela época, os celtas acreditavam que em 31 de outubro, as fronteiras entre os mundos dos vivos e dos mortos ficavam um pouco embaçadas e os mortos voltavam à vida para causar estragos entre os vivos. Uma maneira de assustar os mortos? Usar fantasias e máscaras.
9. A palavra Halloween é o “fast mode” (abreviação) da expressão “All Hallows’ Eve”, que significa “noite de todos os santos”.
8. Atrás apenas do Natal, o Halloween é a segunda data comemorativa que mais traz faturamento comercial nos Estados Unidos. Estima-se que os americanos gastem mais de US $ 7 bilhões com a data, entre doces, fantasias e produtos de decoração para festas.
7. Alguns símbolos estão constantemente presentes nas comemorações de Halloween, como velas, caldeirões, morcegos, teias, aranhas e digamos que em alguns lugares, muitas coisas mais. Cada um desses elementos não é usado por acaso e, por isso, possui uma representação única, como a vela que indica os caminhos para os espíritos, por exemplo.
6. Existem várias teorias que explicam a comemoração do Halloween em 31 de outubro. Uns dizem que esse é um dos dias de descanso das bruxas no calendário celta, outros dizem que é o tempo da morte e ressurreição da Terra.
5. A tradição de trick-or-treating (doces ou travessuras) nos EUA é realmente uma tradição voltada apenas para crianças. Inclusive, em algumas cidades dos EUA existe uma proibição por lei de crianças com mais de 12 anos de participarem da brincadeira de pedir doces.
4. Você deve se perguntar o porquê da aranha ser tão presente em algumas festividades de Halloween, não é mesmo? Isso acontece porque a maioria das pessoas acreditam que a presença do animal nesse período seja referente a um espírito falecido ou até mesmo um ente querido familiar que busca ter um cuidado genuíno com você.
3. Roma até chegou a celebrar o Halloween algumas vezes antes de Cristo, mas depois a festa foi intitulada como pagã e proibida pela Igreja Católica, que apelidou a celebração como Dia das Bruxas como forma de diminuir e difamá-lo.
2. As cores mais usadas no Dia das Bruxas dos norte-americanos têm significados. O laranja está relacionado com energia e vitalidade e dizem que os espíritos sugavam as energias de quem usava laranja. Já o roxo tem a ver com a magia que rodeia as comemorações do Halloween e o preto é a cor favorita dos magos, feiticeiras e bruxas.
1. Quando se fala em Halloween, a primeira imagem que vem à cabeça é uma abóbora esculpida e iluminada. Essa famosa referência é conhecida como “Jack O’Lantern”.Segundo o folclore irlandês, um alcoólatra mal-educado chamado Jack Miserable bebeu excessivamente em um dia 31 de outubro e o diabo veio buscar sua alma.

Jack enganou o diabo para continuar bebendo e viveu por mais alguns anos. Quando morreu, não foi admitido no céu. Ressentido, o diabo também não o quis no inferno e o enviou para a noite escura com apenas uma brasa de carvão para iluminar o caminho.

Jack colocou o carvão em um nabo esculpido que funcionava como uma lanterna e diz a lenda que ele vaga pela Terra desde então.

Com o tempo, as pessoas criaram diferentes versões da Jack O’Lantern, esculpindo rostos assustadores em nabos, batatas e abóboras para afugentar Jack e outros espíritos malignos.