Press "Enter" to skip to content

10 curiosidades sobre o Hinduísmo

Hinduísmo é uma tradição religiosa que se originou no subcontinente indiano. É frequentemente chamado de Sanātana Dharma pelos seus praticantes, frase em sânscrito que significa “a eterna darma”.

Separamos 10 curiosidades de uma das maiores religiões do mundo para você conhecer um pouco mais

Por: Bárbara Zani

10. O único país onde o Big Mac, principal sanduíche do famoso McDonald’s, é diferente é a Índia. Lá, é servida uma variação com frango. A maioria esmagadora da população indiana não come carne bovina, visto que a vaca é considerada um animal sagrado no hinduísmo.

9. O Diwali celebra o triumfo do bem sobre o mal, assim como outra festividade hindu: o Dussehra. Ela consiste em uma cerimônia de 10 dias de jejuns e rituais que lembram a vitória do deus Rama sobre o demônio Ravana.

8.  O hinduísmo é a terceira maior religião do mundo

7. Quando alguém morre, seus restos mortais são jogados na água, pois eles acreditam que assim, a pessoa será purificada e o espírito libertado

6. O hinduísmo influenciou fortemente outras religiões indianas, como o budismo, o sikhismo e o jainismo.

5. O mantra mais importante do hinduísmo é o Om, que é considerado por muitos o som do universo, o corpo sonoro do absoluto. Incorpora o conhecimento dos Vedas.

4. Um dos conceitos mais comuns no hinduísmo é o de casta. Para os hindus, as pessoas são divididas em diversas castas, sendo a dos bramanes/sacerdotes a mais elevada.

3. Usada em muitas regiões da Ásia, a palavra “namastê” significa “curvo-me diante de ti”. Como expressão, quer também dizer: “O deus que habita dentro de mim saúda o deus que existe em ti”. É uma espécie de cumprimento feito com as mãos juntas diante do tórax com uma ligeira curvatura.

2. O Ganesh Chaturthi é quando os hindus celebram o nascimento de Ganesh, o deus com cabeça de elefante. Segundo a crença, as preces feitas a Ganesh durante a comemoração trazem boa sorte e prosperidade para toda a família.

1. Existe um grande número de deuses. Os cultos a essas divindades são separados e distintos, como se fossem cultos monoteístas. Os deuses mais cultuados são Brahma, Vishnu, Shiva, Kali, Durga, Shakti, Ganesh (o deus com cabeça de elefante) e Rama.