Press "Enter" to skip to content

10 curiosidades sobre o Met Gala

O baile beneficente anual Met Gala aconteceu na noite desta segunda-feira (13), no Metropolitan Museum of Art, em Nova York, e reuniu diversos looks de tirar o fôlego, além da presença da cantora brasileira Anitta. Realizado anualmente, o evento beneficente do Metropolitan Museum, em Nova York, é considerado a grande noite da moda internacional. Além de ser o principal evento para arrecadação de fundos para o departamento de moda do Museu Metropolitan de Nova Iorque , o Met Gala também marca a inauguração da exposição do ano do Anna Wintour Costume Center, setor do museu inteiramente dedicado à moda. Confira abaixo uma lista com 10 fatos interessantes e curiosidades que você provavelmente ainda não sabe sobre o Met Gala.

10. Anna Wintour é a dona da festa

Desde 1995, a editora da “Vogue” americana, Anna Wintour, é quem comanda o evento. Entre as funções de Anna, está a de decidir quem ganha convite ou não para a festa. Quem não estiver na lista da editora pode comprar um convite, em 2014 o valor girava em torno de US$ 25 mil.

9. As antigas maestrinas da festa 

Eleanor Lambert, publicista de arte e depois também de moda, foi a fundadora desta festa de angariação de fundos em 1948 e consistia numa ceia para a alta sociedade de nova Iorque e da moda americana. Diana Vreeland foi consultora do Costume Institute de 1972 até 1989, ano da sua morte. A antiga editora de moda das revistas Vogue e Harper’s Bazaar, criou exposições de moda impactantes na época e, também foi com ela que a gala começou a ser frequentada por celebridades.

8. Anfitriões 

Anna Wintour também decide anualmente quem a ajudará na missão de organizar a festa. O perfil dos escolhidos varia de acordo com o tema do ano e com celebridades em alta. Este anos os escolhidos foram Billei Eilish, Thimothée Chalament, Naomi Osaka e Amando Gorman.

7. Tema

O tapete vermelho de cada ano é pautado pelo tema da exposição a ser inaugurada. Neste ano o tema que pautou o vento foi “Na América: Um léxico da moda”, um referência a identidade da moda norte-americana e suas mudanças em meios os movimentos políticos e sociais.

6. Uma festa sigilosa 

O que acontece na gala fica na gala. Os compartilhamentos de conteúdos sobre e durante a gala nas redes sociais são desaconselhadas (especialmente por Anna Wintour). A verdade é que, apesar de todo o alvoroço gerado durante a chegada dos convidados, do interior da festa pouco se sabe. Em 2019 a gala teve 550 convidados. Mas o número varia e pode ultrapassar os 600.

5. Looks 

Como o Met Gala é um evento feito e estrelado por ícones do mundo fashion, a moda é a maior estrela do tapete vermelho. As celebridades do cinema e da música se sentem mais à vontade para arriscar por aqui do que em premiações como o Oscar e o Globo de Ouro.

4. Maior exposição 

A exposição Heavenly Bodies: Fashion and the Catholic Imagination (2018) recebeu mais de 1 milhão meio de visitantes, até outubro de 2018 (mês em que encerrou), se consagrando como a mais visitada da história no Museu Metropolitan. Foi também a maior exposição já organizada pelo Costume Institute ou pelo Metropolitan, se estendendo por 25 galerias.

3. Fofocas 

Pela quantidade de estrelas reunidas, é natural que o evento também seja cercado de histórias nos bastidores. Um dos maiores bafos aconteceu em 2014, quando Beyoncé, Jay-Z e Solange Knowles protagonizaram um barraco em família na volta do evento.

2. Filme 

No filme de 2018 “Ocean’s 8”, um elenco de luxo composto por oito mulheres concretiza um roubo de joias durante a Met Gala. Além das atrizes outras caras bem conhecidas aparecem no filme durante a festa, incluindo a própria Anna Wintour.

1. Valores 

Segundo o site Business Inside, o Met Gala é um evento de aproximadamente 3 milhões e mio de dólares (sendo chamado por alguns de “Super Bowl da moda”). Os ingressos para o evento custam em média 30 mil dólares, podendo chegar até a 50 mil dólares. Já as mesas custam entre 275 mil e 500 mil dólares, podendo custar ainda mais se forem pagas por patrocinadores.